Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Eduarda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T10:43:38Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T10:43:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32855 | - |
dc.description | ALVES, Eduarda Silva. Bentonitas paraibanas como tema gerador para o ensino de química na educação de jovens e adulto. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Paraíba é um dos estados que apresenta as maiores reservas e extração de argilas bentonitas do Brasil, no entanto, grande parte da população deste estado desconhece o fato, bem como as potencialidades químicas para pesquisa, desenvolvimento de compostos e aplicações tecnológicas de fins cosméticos, higiene para animais de estimação, fundição, matérias para pintura e argamassas. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo utilizar o tema “bentonita paraibanas” como tema gerador em aulas de química do EJA sobre o conteúdo de tabela periódica. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática, numa perspectiva CTSA e de forma contextualizada e interdisciplinar, em uma turma do V Ciclo, contendo 20 alunos matriculado com idade entre 18 a 30 anos, em uma escola pública do município de Cubati-PB. Foram contemplas as seguintes etapas: investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos relacionados ao tema; socialização do tema e discussão sobre os impactos e interação no meio social; inserção e discussão do conteúdo tabela periódica associado à estrutura química da bentonita; e avaliação da aprendizagem e da aceitação da metodologia aplicada na inserção do conteúdo químico. Os dados foram obtidos em uma análise qualitativa e descritiva, como também as observações realizadas em sala e da aplicação de questionários via Google Forms. No primeiro momento, foi aplicado um questionário inicial, com o intuito de realizar uma sondagem a respeito do tema. Após a execução da sequência, foi aplicado um segundo questionário, a fim avaliar metodologia desenvolvida. Conforme a aplicação da sequência didática, justamente com os dados obtidos nos questionários e observações realizadas durante as aulas, pôde-se desenvolver uma aula contextualizada e interativa, que despertou o senso crítico dos alunos e possibilitou uma aprendizagem mais significativa, como também contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Deoclécio Ferreira de Brito. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | tema gerador | pt_BR |
dc.subject | CTSA | pt_BR |
dc.subject | argila bentonita | pt_BR |
dc.title | Bentonitas paraibanas como tema gerador para o ensino de química na educação de jovens e adulto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eduarda Silva Alves.pdf | TCC - Eduarda Silva Alves | 650.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 585.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.