Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Anderson Sales | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T10:50:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T10:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32856 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Anderson Sales. Webquest como ferramenta para o ensino-aprendizagem com abordagem steam: ação sustentável, coletando e reutilizando óleo de cozinha. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) contém em sua estrutura recursos atuantes como colaboradores pedagógicos, exercendo papéis fundamentais como uma ponte para a construção do saber, sendo imprescindível sua utilização como forma de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e ampliar o alcance do conhecimento. Além disso, se faz necessário estratégias e práticas de ensino que contribuam para uma construção de uma sociedade, que reflitam sobre o cenário em que se inserem, em função da educação ambiental e do crescimento sustentável. Voltado a essa contextualização, o objetivo deste artigo é refletir sobre a viabilidade da aplicação da WebQuest (WQ) “Ação Sustentável: Coletando Óleo de Cozinha e Reutilizando” no ensino de ciências na educação básica. Concebido de um planejamento de projeto transdisciplinar a partir da abordagem STEAM, a procura de conscientizar diante do problema, desenvolver um meio de sustentabilidade e tentar minimizar o impacto da Questão Sociocientífica (QSC) do descarte inapropriado do óleo de frituras. Destarte, a pesquisa contou com a colaboração de 12 estudantes do curso de Licenciatura em Química (LQ), participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvido por meio de uma apresentação do método, seguinte da abertura para discussão e respostas do questionário. Essa pesquisa referese a uma investigação com caráter de estudo de caso, associado ao levantamento de dados qualitativos, dispondo da técnica de análise narrativa para sistematização dos dados em tabelas, juntamente da exposição dos resultados em forma de gráficos. Desse modo, em justificativa da percepção dos investigados e da conferência dos resultados apurados, enfatizou-se a importância e validação da proposta para aplicação, descrito que a temática contribui para uma contextualização dos conhecimentos científicos e tecnológicos com potencial de promover o desenvolvimento de ações sociais para preservar o meio ambiente e que se trata de uma ótima metodologia pedagógica, pois permite a autonomia dos alunos para pesquisar, possibilita aplicação do conhecimento no dia a dia, destacando sua adequação para o público alvo. Persistindo-se em uma compreensão de ser possível de introduzir a Sequência Didática (SD) ao modelo educacional, favorecendo a integração do ensino, da pesquisa e da prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | química | pt_BR |
dc.subject | sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | recursos didáticos digitais | pt_BR |
dc.title | Webquest como ferramenta para o ensino-aprendizagem com abordagem steam: ação sustentável, coletando e reutilizando óleo de cozinha | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anderson Sales Nascimento.pdf | TCC - Anderson Sales Nascimento | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 298.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.