Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3286
Título: Os conflitos pela terra no município de Sapé / PB: as ligas camponesas (1958-1964)
Autor(es): Silva Junior, José Inaldo Martins da
Palavras-chave: Reforma agrária
Movimentos sociais
Sapé
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre a origem, desenvolvimento e atuação do Movimento Camponês surgido em fins dos anos de 1950, denominado de Liga Camponesa na cidade de Sapé/PB. Partindo da linha de pesquisa da Geografia do Campo e Reforma Agrária, procuramos em primeiro lugar, caracterizar o município de Sapé em seus aspectos geográficos como a localização e a forma de ocupação da referida área de estudo, assim como também, caracterizar os quadros natural e econômico, com o objetivo de compreender o espaço geográfico que foi palco do principal foco das Ligas Camponesas no Nordeste. Em segundo lugar, analisamos a problemática da questão agrária no Brasil, tendo como foco analítico as desigualdades e conflitos decorrentes desta problemática, e como consequência disso o surgimento das Ligas Camponesas no Nordeste brasileiro. Por fim, lançamos nosso olhar sobre a atuação das Ligas Camponesas do município de Sapé/PB, assim, procuramos traçar um perfil das condições de vida e trabalho dos camponeses do agreste paraibano a partir das memórias de pessoas que viveram o período e os acontecimentos estudados, para com isso, compreender o contexto de trabalho dos camponeses e as razões que os incentivaram a organizarem as Ligas Camponesas. Analisamos também as diferentes fases do Movimento Camponês em Sapé que ao longo de sua atuação assumiu diferentes perfis de ação junto aos trabalhadores rurais e os desdobramentos políticos e sociais causados pelo referido movimento. Diante disso, o estudo sobre o papel e atuação das Ligas Camponesas faz necessário para compreender o processo das relações na zona rural brasileira e fomentar a continuidade de novas discussões acerca das melhores ações que permitam se (re) definir, e (re) pensar a atual estrutura fundiária no Brasil na tentativa de possibilitar uma maior projeção dos movimentos sociais campesinos, bem como de alterar as relações existentes no campo.
Descrição: SILVA JUNIOR, J. I. M. da. Os conflitos pela terra no município de Sapé / PB: as ligas camponesas (1958-1964). 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3286
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Inaldo Martins da Silva Junior.pdfJosé Inaldo Martins da Silva Junior2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.