Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Luiz Felipe Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T16:18:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T16:18:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.issn | 371.12 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32883 | - |
dc.description | SILVA, Luiz Felipe Vieira da. Demandas Formativas de Docentes de Computação da UEPB - Campus VII na Perspectiva TPACK. 2023. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo é apresentar uma análise das demandas formativas de docentes de um curso superior de Computação. Aborda-se a importância da formação docente diante da rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da necessidade de adaptar as práticas educativas. Destaca-se a busca por uma interconexão entre os processos de ensino e de aprendizagem e o ambiente em constante transformação, enfatizando o uso de Metodologias Ativas como estratégia pedagógica. Para tanto, é preciso que os docentes tenham acesso a uma base de conhecimentos, que neste estudo são identificados como um modelo teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que traduzido para o português significa Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Este modelo descreve a interseção de três tipos de conhecimento essenciais para integrar a tecnologia de maneira efetiva às práticas docentes: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Pedagógico (PK) e Conhecimento de Conteúdo (CK). A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com aplicação de questionários respondidos por 13 docentes do curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual da Paraíba, campus VII-Patos. O foco da investigação identificou pouco conhecimento sobre o modelo TPACK bem como averiguou que áreas de Programação e Matemática são mais abstratas e docentes têm mais interesse em participar de momentos formativos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Curso Superior de Computação | pt_BR |
dc.subject | Tempos Cíbridos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.title | Demandas formativas de docentes de computação da UEPB - campus vii na perspectiva tpack | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Luiz Felipe Vieira da Silva.docx.pdf | TCC - Luiz Felipe Vieira da Silva | 925.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 210.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.