Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luiz Felipe Vieira da-
dc.date.accessioned2024-11-19T16:18:12Z-
dc.date.available2024-11-19T16:18:12Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.issn371.12-
dc.identifier.other21. ed. CDD-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32883-
dc.descriptionSILVA, Luiz Felipe Vieira da. Demandas Formativas de Docentes de Computação da UEPB - Campus VII na Perspectiva TPACK. 2023. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste estudo é apresentar uma análise das demandas formativas de docentes de um curso superior de Computação. Aborda-se a importância da formação docente diante da rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da necessidade de adaptar as práticas educativas. Destaca-se a busca por uma interconexão entre os processos de ensino e de aprendizagem e o ambiente em constante transformação, enfatizando o uso de Metodologias Ativas como estratégia pedagógica. Para tanto, é preciso que os docentes tenham acesso a uma base de conhecimentos, que neste estudo são identificados como um modelo teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que traduzido para o português significa Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Este modelo descreve a interseção de três tipos de conhecimento essenciais para integrar a tecnologia de maneira efetiva às práticas docentes: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Pedagógico (PK) e Conhecimento de Conteúdo (CK). A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com aplicação de questionários respondidos por 13 docentes do curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual da Paraíba, campus VII-Patos. O foco da investigação identificou pouco conhecimento sobre o modelo TPACK bem como averiguou que áreas de Programação e Matemática são mais abstratas e docentes têm mais interesse em participar de momentos formativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCurso Superior de Computaçãopt_BR
dc.subjectTempos Cíbridospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleDemandas formativas de docentes de computação da UEPB - campus vii na perspectiva tpackpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luiz Felipe Vieira da Silva.docx.pdfTCC - Luiz Felipe Vieira da Silva925.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito210.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.