Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3289
Título: A cidade e a produção do espaço: um estudo de caso na cidade de Guarabira - Paraíba
Autor(es): Xavier, Webson dos Santos
Palavras-chave: Urbanização
Economia urbana
Setor terciário
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: Ao longo dos séculos, as cidades foram ganhando importância, formas e funções devido a uma série de fatores que no decorrer do tempo provocaram transformações tanto na estrutura física como na dinâmica de relacionamento interno e externo. O presente trabalho objetiva compreender a cidade de Guarabira-PB como importante polo econômico do Agreste da Paraíba, com destaque para as funções terciárias. Os aspetos metodológicos se basearam na realização de uma pesquisa bibliográfica pautada nos seguintes autores: Andrade (1998), Carlos (2007a; 2007b), Corrêa (2003; 2006), Lefebvre (2001), Santos (2007; 2008), Singer (2002), Sposito (1995), dentre outros que discutem pontos importantes a respeito desta temática. Foram feitas também várias pesquisas de campo, com a intenção de levantar dados através da aplicação de questionários junto à população local. Essa etapa permitiu ainda a realização de uma cobertura fotográfica. Em comparação entre o Produto Interno Bruto - PIB gerado pelos três setores da economia do município de Guarabira – PB, verifica-se que o mesmo se destaca na realização/fornecimento das atividades do setor terciário gerando um valor de 316.615 milhões (IBGE, 2011). Os serviços fornecidos à população da própria cidade e de outros municípios se enquadram no circuito superior e outros no circuito inferior, com distintas características entre si (destaque para as atividades comerciais inseridas no setor informal e no formal da economia). Com base nas 10 entrevistas realizadas com os vendedores do setor informal verificou-se que: a atividade mais desempenhada é a venda de Variedades com 4 respostas; nota-se que a maioria, 70% dos entrevistados, possui apenas o ensino fundamental incompleto; 50% dos vendedores ganham menos de 1 salário mínimo e 50% dos mesmos conseguem de 1 a menos de 2 salários mínimos por mês. Com base nas 10 entrevistas realizadas com os vendedores do setor formal, percebeu-se que: a atividade mais desempenhada por estes é a venda de Vestuário e Calçados com 4 respostas; todos os entrevistados recebem de 1 a menos de 2 salários mínimos mensalmente. A maioria, com 70%, dos vendedores, possui o ensino médio completo. Com base nas 10 entrevistas realizadas com os visitantes que frequentam a cidade de Guarabira-PB, verificou-se que: o município de onde provém o maior número de visitantes para a cidade de Guarabira é o de Cuitegi, com 3 respostas, Belém e Araçagi, com 2 respostas e Sertãozinho, Pipirituba e Pilõezinhos, com 1 resposta cada. O principal motivo da vinda das pessoas é o Comércio, com 6 respostas. A maioria das pessoas afirmou que vem para a cidade duas vezes por mês (4 respostas). Portanto, ressalta-se a importância do setor terciário na economia interna da cidade de Guarabira-PB, como sendo a principal função desempenhada pela mesma, tanto para a própria população como para de outros municípios.
Descrição: XAVIER, W. dos. S. A cidade e a produção do espaço: um estudo de caso na cidade de Guarabira - Paraíba. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3289
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Webson dos Santos Xavier.pdfWebson dos Santos Xavier4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.