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dc.contributor.authorSilva, Pedro Feitoza da-
dc.date.accessioned2024-11-25T11:11:34Z-
dc.date.available2024-11-25T11:11:34Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32899-
dc.descriptionSILVA, P. F. História da África e afro-brasileira na proposta curricular paraibana: considerações sobre a perspectiva decolonial nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma discussão sobre a perspectiva decolonial de currículo na proposta curricular paraibana, referente aos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente, à temática de História da África e afro-brasileira na disciplina de história. O objetivo central do estudo é o de analisar a perspectiva decolonial no ensino de história da África e cultura afro-brasileira presente na proposta curricular paraibana para os anos finais do fundamental, pontuando sobre como o currículo é um importante produtor ou reprodutor de narrativas e de subjetividades no espaço escolar. Nesse contexto, o trabalho situa-se no campo do ensino de história e da história social, em uma perspectiva de currículo decolonial. A pesquisa partiu de uma metodologia qualitativa do tipo exploratória, articulada com a pesquisa bibliográfica e documental. Outrossim, alguns autores que nortearam a nossa discussão sobre o tema foram: Almeida (2020), Bittencourt (2008), Gomes (2017), Mignolo (2008), Quijano (2002, 2005), Sacristán (2000), Silva (1999) e Walsh (2019). Assim como, utilizamos como fontes para nossa pesquisa os documentos oficiais da educação como os PCNs (1997), DCNs (2004), BNCC (2018) e PARAÍBA (2018). O estudo dessas fontes nos permitiu entender que, embora a proposta curricular paraibana tenha potencial para ser decolonial, devido à atenção dada a certos conceitos como os de identidade, cultura, cidadania e tempo — compreendidos no trabalho pedagógico do conhecimento histórico —, esta ainda se apresenta bastante superficial na problematização de certas questões, sobretudo, no que diz respeito à orientação crítica de uma organização curricular que permita a decolonização ou o repensamento da história da África e cultura afro-brasileira. Por último, essa pesquisa se mostra como um horizonte inacabado, uma vez que o próprio currículo é algo em constante construção, o que nos implica dizer que é um objeto de pesquisa que não se esgota neste estudo, devendo, pois, ser desdobrado e aprofundado em investigações posteriorespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectHistória afro-brasileirapt_BR
dc.titleHistória da África e afro-brasileira na proposta curricular paraibana: considerações sobre a perspectiva decolonial nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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