Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/329
Título: Quantificação e identificação de ovos de helmintos no rio Bodocongó no estado da Paraíba
Autor(es): Santos, Luíz Monteiro dos
Palavras-chave: Parasitologia
Helmintologia
Saneamento básico
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: Em decorrência de muitas cidades não disporem de um sistema de esgotamento sanitário adequado, as instalações habitacionais passaram a despejar seus esgotos de forma indiscriminada nos mananciais hídricos que geralmente contam as mesmas. Esta pesquisa objetivou quantificar e identificar ovos de helmintos no curso urbano do rio Bodocongó. A metodologia utilizada foi a preconizada pela OMS, para pesquisa de ovos de helmintos em água,e descrita por Bailenger (1979), sendo modificada por Ayres e Mara (1996). Todas a amostras estudadas foram positivas para ovos de helmintos, sendo contabilizado um valor absoluto de 1566 ovos., tendo uma média 313,2 ovos por setor de coleta. Destes, foram identificados ovos da família Ancylostomidae; dos gêneros: Ascaris, Trichuris, Enterobius e Taenia e da espécie Hymenolepis nana. Os ovos do gênero Ascaris foram os mais frequentes, seguidos daqueles pertencentes aos da família Ancylostomidae. A amostra que se apresentou mais numerosa em termos de ovos de helmintos foi a coletada no ponto 5 totalizando 510 ovos/L de amostra. Já a amostra onde teve maior variação em termos de família, gênero e espécie de ovos encontrados foi a coletada no 2º setor, próximo aos bairros Severino Cabral e Pedregal. Assim os resultados aqui demonstrados, apontaram para altos índices de contaminação fecal nas águas do rio Bodocongó; mostraram que as doenças parasitarias ainda afetam boa parte da população; que o gênero Ascaris ainda é o mais prevalente dentre os helmintos intestinais; que a metodologia foi satisfatória na remoção e identificação dos ovos de helmintos.
Descrição: SANTOS, L. M. dos. Quantificação e identificação de ovos de helmintos no rio Bodocongó no estado da Paraíba. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/329
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Monteiro dos Santos.pdfLuiz Monteiro dos Santos861.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.