Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3290
Título: Agronegócio canavieiro: exploração do espaço e degradação da natureza e do trabalho no baixo curso do Rio Paraíba
Autor(es): Oliveira, Juliene Fernandes de
Palavras-chave: Agronegócio canavieiro
Degradação ambiental
Reforma agrária
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: Com a expansão do agronegócio no Estado da Paraíba, especificamente na Zona da Mata Paraibana, temos o aumento da exploração e degradação da força de trabalho e da natureza. O setor canavieiro tenta de todas as maneiras possíveis driblar a legislação, seja ela trabalhista ou ambiental, causando danos irreversíveis ao trabalhador rural e o próprio ambiente. Sendo assim o presente trabalho tem como proposta analisar as diversas formas de degradação da natureza e do trabalho na região da Zona da Mata Paraibana, uma analise a partir do agronegócio sucroalcooleiro atuante nessa região. Para nossa analise fizemos um recorte territorial definido apenas na área que compõem os municípios localizados as margens do baixo curso do Rio Paraíba. Nossa metodologia fundamenta-se em levantamentos bibliográficos e principalmente a utilização da técnica do trabalho de campo como elemento dialético na compreensão do objeto em questão. Associando a metodologia utilizada para compreender a realidade em sua concretude. Sabendo-se que para alcançar a totalidade do objeto em estudo é necessário o desenvolvimento da práxis na prática empírica.
Descrição: OLIVEIRA, J. F. de. Agronegócio canavieiro: exploração do espaço e degradação da natureza e do trabalho no baixo curso do Rio Paraíba. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3290
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliene Fernandes de Oliveira.pdfJuliene Fernandes de Oliveira2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.