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dc.contributor.authorLima, Vinicius de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-25T17:26:14Z-
dc.date.available2024-11-25T17:26:14Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32900-
dc.descriptionLima, Vinicius de Oliveira. A importância do estágio não obrigatório: reflexões sobre a formação inicial do(a) pedagogo(a). 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a importância do estágio não obrigatório e as reflexões sobre a formação inicial docente. As discussões sobre essa temática enriquecem a compreensão sobre a relevância do estágio não obrigatório na formação inicial dos(as) estagiários(as), pois estabelece conexões entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades. Partiu-se da seguinte questão norteadora: como o estágio não obrigatório pode contribuir na formação inicial do(a) pedagogo(a)? Traçamos como objetivo geral investigar como o estágio não obrigatório pode contribuir na formação inicial do(a) pedagogo(a). Para consecução deste, temos os seguintes objetivos específicos: a) compreender o papel do estágio não obrigatório na formação inicial do(a) pedagogo(a); b) analisar o desenvolvimento do trabalho docente a partir das experiências do estágio não obrigatório; c) analisar as experiências docentes de sujeitos inseridos no campo de atuação pedagógica em estágio não obrigatório. Para a fundamentação teórica, usou-se os seguintes autores e autoras: Pimenta e Lima (2010), Zabalza (2014), que discutem sobre estágio supervisionado; Imbernón (2011), Arroyo (2011), Pimenta (1999), Tardif (2010), para discutir a formação inicial docente; e ainda Libâneo (2013), Cordeiro (2007), que abordam os aspectos didático-metodológicos com abrangência para o planejamento e discussões relacionadas a prática pedagógica. O corpus metodológico constituiu-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa em educação. Inicialmente, caracterizou-se como exploratória, bem como um trabalho de campo; como instrumento para a realização da coleta de dados, utilizou-se o questionário online, via internet, com perguntas abertas, utilizando o Google Forms. Os sujeitos foram alunas do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB - Campus III, Guarabira – PB. A partir desse estudo, constatou-se que o estágio não obrigatório é muito importante para a construção da formação docente, momento oportuno para muitas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades. Revelando-se como uma oportunidade de relacionar teoria e prática em campo de atuação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio não obrigatóriopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectExperiências profissionaispt_BR
dc.titleA Importância do estágio não obrigatório: Reflexões sobre a formação inicial do(a) pedagogo(a)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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