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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Vinicius de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T17:26:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T17:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32900 | - |
dc.description | Lima, Vinicius de Oliveira. A importância do estágio não obrigatório: reflexões sobre a formação inicial do(a) pedagogo(a). 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a importância do estágio não obrigatório e as reflexões sobre a formação inicial docente. As discussões sobre essa temática enriquecem a compreensão sobre a relevância do estágio não obrigatório na formação inicial dos(as) estagiários(as), pois estabelece conexões entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades. Partiu-se da seguinte questão norteadora: como o estágio não obrigatório pode contribuir na formação inicial do(a) pedagogo(a)? Traçamos como objetivo geral investigar como o estágio não obrigatório pode contribuir na formação inicial do(a) pedagogo(a). Para consecução deste, temos os seguintes objetivos específicos: a) compreender o papel do estágio não obrigatório na formação inicial do(a) pedagogo(a); b) analisar o desenvolvimento do trabalho docente a partir das experiências do estágio não obrigatório; c) analisar as experiências docentes de sujeitos inseridos no campo de atuação pedagógica em estágio não obrigatório. Para a fundamentação teórica, usou-se os seguintes autores e autoras: Pimenta e Lima (2010), Zabalza (2014), que discutem sobre estágio supervisionado; Imbernón (2011), Arroyo (2011), Pimenta (1999), Tardif (2010), para discutir a formação inicial docente; e ainda Libâneo (2013), Cordeiro (2007), que abordam os aspectos didático-metodológicos com abrangência para o planejamento e discussões relacionadas a prática pedagógica. O corpus metodológico constituiu-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa em educação. Inicialmente, caracterizou-se como exploratória, bem como um trabalho de campo; como instrumento para a realização da coleta de dados, utilizou-se o questionário online, via internet, com perguntas abertas, utilizando o Google Forms. Os sujeitos foram alunas do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB - Campus III, Guarabira – PB. A partir desse estudo, constatou-se que o estágio não obrigatório é muito importante para a construção da formação docente, momento oportuno para muitas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades. Revelando-se como uma oportunidade de relacionar teoria e prática em campo de atuação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio não obrigatório | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Experiências profissionais | pt_BR |
dc.title | A Importância do estágio não obrigatório: Reflexões sobre a formação inicial do(a) pedagogo(a) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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