Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria Lídia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T18:07:27Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T18:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 374.012098 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32902 | - |
dc.description | COSTA, Maria Lídia dos Santos. Educação de Jovens e Adultos: uma análise da formação educacional das mulheres. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a formação educacional das mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nos fatores que impactam seu percurso escolar. O objetivo geral do estudo é analisar a evolução histórica da EJA no Brasil, destacando as desigualdades de gênero enfrentadas pelas mulheres. Para tanto, foram estabelecidos três objetivos específicos: 1) Identificar as barreiras e restrições que as mulheres enfrentaram no acesso à EJA ao longo da história; 2) Conhecer a influência de movimentos sociais na promoção da inclusão das mulheres na EJA; 3) Compreender os desafios específicos que as mulheres enfrentam na EJA, considerando suas experiências e realidades socioeconômicas. A justificativa para este estudo reside na necessidade de analisar essas desigualdades de gênero na educação, investigando as razões que causam impacto na formação escolar das mulheres. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Qualitativa de Conteúdo, conforme Bardin (2011). O embasamento teórico inclui autores como Freire (1997), Leite (2013), Galvão e Soares (2006), Fraser (1997), Hooks (1994), Abreu e Alcoforado (2021), entre outros. As conclusões da pesquisa indicam que o currículo descontextualizado, a desigualdade social, a sobrecarga de responsabilidades das mulheres e a falta de assistência governamental são fatores determinantes nos desafios enfrentados por elas na EJA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação educacional | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos: uma análise da formação educacional das mulheres | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Lídia dos Santos Costa | TCC - Maria Lídia dos Santos Costa | 8.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 224.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.