Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amanda Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T20:22:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T20:22:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 591 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32906 | - |
dc.description | SILVA, Amanda Cordeiro da. A importância da língua brasileira de sinais (LIBRAS) no contexto escolar. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda a Educação Inclusiva, a qual tem passado por desafios para ser inserida no ambiente escolar, além de discorrer sobre a importância da Libras para crianças surdas e ouvintes. No aspecto da Educação Inclusiva no Ensino Infantil, a inserção da Língua Brasileira de Sinais tem passado por períodos de resistências, resultando em exclusão da criança surda, assim como a inviabilidade de diálogo entre a criança surda e ouvinte. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, no sentido de inclusão da criança surda, assim como a interação entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma investigação bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos, revistas e monografias, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma alternativa fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. A criança ouvinte passa a conhecer e respeitar as diferenças do outro, interagir e socializar com o surdo por meio da Libras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Ouvintes | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da língua brasileira de sinais (LIBRAS) no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Amanda Cordeiro da Silva | TCC - Amanda Cordeiro da Silva | 575.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 536.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.