Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32907
Título: A música enquanto instrumento de biopotência: uma análise de AmarElo
Autor(es): Barbosa, Crislane Freire
Palavras-chave: AmarElo
Necropolítica
Potencialização
Corporeidade
Data do documento: 14-Nov-2024
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central analisar a música AmarElo do rapper Emicida, enquanto instrumento de biopotência em contraposição ao sistema de necropolítica que permeia a sociedade brasileira. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, recorrendo a autores como Michel de Certeau (2007), Achille Mbembe (2016), Silvio Almeida (2018) e Marcos Napolitano (2002). Com ênfase na questão étnico racial, foi possível perceber que AmarElo alcança um campo de multiplicidade, criando espaços-outros, transpondo barreiras impostas, trazendo o negro enquanto protagonista no campo intelecto, estético, da autovalorização e da valorização da ancestralidade, de maneira a potencializar sua corporeidade. Conclui-se, portanto, que diante de um cenário onde o corpo negro é tido como descartável perante o sistema, AmarElo age na potencialização da vida preta através da música.
Descrição: BARBOSA, Crislane Freire. A música enquanto instrumento de biopotência: uma análise de AmarElo. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32907
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Crislane Freire BarbosaTCC - Crislane Freire Barbosa1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito321.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.