Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3291
Título: Informalidade e precarização do trabalho na feira livre de Guarabira / PB
Autor(es): Pereira, Renata de Lima
Palavras-chave: Trabalho informal
Precarização do trabalho
Feira livre
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: O presente artigo visa compreender, como objetivo geral, a importância de se estudar a questão da categoria trabalho, e sua centralidade na realização da produção do espaço brasileiro. Na era do “meio-tecnico-científico-informacional1”, para analisar o momento histórico da classe trabalhadora brasileira em pleno século XXI, cabe-nos, de antemão, dizer que vivemos em uma sociedade de trabalhadores livres, carregando dentro de si uma imagem tradicionalmente análoga à escravidão com roupagem “moderna”, isso pela razão de terem na venda da força de trabalho o único meio de subsistir. Analisar este e outros processos de trabalho, nos remete a entendermos as contradições impostas pelo capitalismo global através de um estudo na escala geográfica municipal, ou seja, nosso estudo aborda a informalidade e precarização do trabalho na feira-livre de Guarabira/PB. A informalidade e a precarização tem centralidade na referente pesquisa por que configuram o cotidiano dos trabalhadores que são foco da nossa análise. Nossa análise é desenvolvida por meio da crítica social no sentido de observar o movimento de estudar as mazelas que são presentes no processo de trabalho pelo capitalismo, e que estão expressos nos empregos que os feirantes ocupam. Outra proposta de análise é o sentido e o significado das condições de reprodução social da classe trabalhadora de Guarabira, tendo por foco de estudo a mão-de-obra presente na respectiva feira.
Descrição: PEREIRA, R. de. L. Informalidade e precarização do trabalho na feira livre de Guarabira / PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3291
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata de Lima Pereira.pdfRenata de Lima Pereira2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.