Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sebastiao, Lidiana Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T00:08:22Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26T00:08:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32913 | - |
dc.description | SEBASTIAO, Lidiana Luiz. Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da Extensão Universitária na formação docente na Educação do Campo, sistematizando as experiências das/os estudantes no Projeto de Extensão e avaliando suas percepções sobre como essas vivências influenciaram sua formação. Para isto, foi adotada uma abordagem metodológica que combina a Pesquisa-Ação de Thiollent (1985) e a Sistematização de Experiências de Holliday (2006), composta por três momentos: Arquivos de sistematização; estudo do referencial teórico e análise do processo vivido. Buscando responder a seguinte pergunta: Como as vivências no Projeto de Extensão "Formação Docente: Oficinas Pedagógicas em Interface com a Educação do Campo", contribuem para a formação docente dos estudantes de Pedagogia no contexto da Educação do Campo?. A fundamentação teórica se baseou nos escritos de Caldart (2012), Santos (2020), Vieiro (2018), Cruz (2017), Holliday (2006), entre outros autores que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Diante disso, a sistematização das experiências vividas durante o Projeto de Extensão, juntamente com os resultados do questionário, revelou que as atividades extensionistas criaram um espaço propício para o diálogo sobre a Educação do Campo e a interação com o meio rural. Foi possível concluir que ao possuir uma metodologia, alicerçada na Educação Popular, o projeto contribuiu para a formação de pedagogas/os comprometidas/os e sensíveis às questões da Educação do Campo, que reconhecem as especificidades do meio rural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Kamila Karina dos Santos Wanderley | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Sistematização de Experiência | pt_BR |
dc.title | Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lidiana Luiz Sebastião | TCC - Lidiana Luiz Sebastião | 10.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.