Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSebastiao, Lidiana Luiz-
dc.date.accessioned2024-11-26T00:08:22Z-
dc.date.available2024-11-26T00:08:22Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32913-
dc.descriptionSEBASTIAO, Lidiana Luiz. Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da Extensão Universitária na formação docente na Educação do Campo, sistematizando as experiências das/os estudantes no Projeto de Extensão e avaliando suas percepções sobre como essas vivências influenciaram sua formação. Para isto, foi adotada uma abordagem metodológica que combina a Pesquisa-Ação de Thiollent (1985) e a Sistematização de Experiências de Holliday (2006), composta por três momentos: Arquivos de sistematização; estudo do referencial teórico e análise do processo vivido. Buscando responder a seguinte pergunta: Como as vivências no Projeto de Extensão "Formação Docente: Oficinas Pedagógicas em Interface com a Educação do Campo", contribuem para a formação docente dos estudantes de Pedagogia no contexto da Educação do Campo?. A fundamentação teórica se baseou nos escritos de Caldart (2012), Santos (2020), Vieiro (2018), Cruz (2017), Holliday (2006), entre outros autores que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Diante disso, a sistematização das experiências vividas durante o Projeto de Extensão, juntamente com os resultados do questionário, revelou que as atividades extensionistas criaram um espaço propício para o diálogo sobre a Educação do Campo e a interação com o meio rural. Foi possível concluir que ao possuir uma metodologia, alicerçada na Educação Popular, o projeto contribuiu para a formação de pedagogas/os comprometidas/os e sensíveis às questões da Educação do Campo, que reconhecem as especificidades do meio rural.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Kamila Karina dos Santos Wanderleypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectSistematização de Experiênciapt_BR
dc.titleExtensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lidiana Luiz SebastiãoTCC - Lidiana Luiz Sebastião10.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.