Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3293
Título: Enfoques geográficos sobre arborização do bairro do Nordeste - I Guarabira/ PB
Autor(es): Souza Filho, Amadeu André de
Palavras-chave: Arborização urbana
Meio ambiente
Qualidade de vida
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: A pesquisa objetiva estudar o processo de arborização do Bairro do Nordeste I, em Guarabira/PB. Nesse sentido foi feito um mapeamento da distribuição geográfica das árvores existentes nas ruas do Bairro, com o intuito de contribuir na reformulação do Plano Diretor municipal, que precisa passar por uma atualização urgente. Pretende-se contribuir para que o poder público constituído, através de suas secretarias e competências, possam investir em políticas de recuperação ambiental dos bairros. Foram aplicados questionários em pontos diferentes do bairro com pessoas de deferentes idades e grau de escolaridade, sendo num total de 50 moradores informantes. Os questionários contem 10 questões abertas além de entrevistas semiestruturada. Observou-se que há uma preocupação com o assunto, no tocante a arborização urbana, mesmo com a falta de espaço adequado, pois muitas das pessoas entrevistadas gostariam de plantar árvore de frente as suas residências. Pode-se perceber, mesmo com pouco conhecimento sobre os tipos das espécies, que os moradores do bairro do Nordeste I estão aptos a adotarem práticas ecológicas, mas demonstraram preocupações foram quanto ao pouco espaço livre do bairro, bem como em ruas com corredores de muito fluxo de pessoas. Conclui-se, que o resultado desse estudo é de grande relevância para implantação de programa de arborização urbana no bairro, e como também nos principais acessos que ligam a comunidade ao centro da cidade.
Descrição: SOUZA FILHO, A. A. de. Enfoques geográficos sobre arborização do bairro do Nordeste - I Guarabira/PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3293
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amadeu André de Souza Filho.pdfAmadeu André de Souza Filho1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.