Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rosana de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T00:39:47Z | - |
dc.date.available | 2024-11-27T00:39:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.7122 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32930 | - |
dc.description | SANTOS, Rosana de Souza. O estágio supervisionado e a formação de professores para a educação infantil: um relato de experiência. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como o objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação de professores da Educação Infantil. Metodologicamente, esta pesquisa constitui-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e, como instrumento reflexivo foram revisitadas as vivências a partir do relatório final de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. O embasamento teórico apoia-se nos seguintes autores que dialogam acerca da temática, Gatti (2013-2014); ao que se refere as questões relacionadas a Educação Infantil, utilizamos os estudos de Kuhlmann Jr (2010); Sarmento (2009), Deolinda (2014) em se tratando de Estágio Supervisionado e as suas implicações na formação de professores, ancoramos nossas discussões a partir de Pimenta e Lima (2017) e Ostetto (2012). Por meio do estágio a pesquisadora coletou informações e respostas que antes a inquietava a respeito da formação do professor/a e sobre o conhecimento adquirido na academia, se relacionava com a sala de aula da escola de educação básica. Desse modo, percebe-se a importância da formação inicial de qualidade, pois, é primordial aos profissionais para poderem atuar em sala de aula. Entretanto, consideramos que após a graduação a formação continuada é necessária para inovar a prática. Portanto, o estágio permitiu ampliar o nosso conhecimento e mostrar o quanto ele é amplo, um leque de informações que envolve diversos aspectos acerca do meio educacional. É o espaço onde acontecem as observações, as análises, as regências, as pesquisas, a reflexão sobre a prática desenvolvida, o compartilhamento de experiências e a aprendizagem, possibilitou a exploração de um universo, tornando-se um instrumento capaz de aproximar os campos teóricos e práticos favorecendo a construção da prática pedagógica dos (as) educadores (as). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado e a formação de professores para a educação infantil: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rosana de Souza Santos | TCC - Rosana de Souza Santos | 890.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 459.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.