Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Vilani Gomes-
dc.date.accessioned2024-11-28T12:12:13Z-
dc.date.available2024-11-28T12:12:13Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32938-
dc.descriptionAZEVEDO, Vilani Gomes . Materiais didáticos no ensino de matemática: uma experiência com o jogo roleta algébrica. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre a utilização de materiais didáticos, em particular jogos matemáticos, como uma das formas de minimizar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem no ensino da álgebra. Tem como objetivo refletir sobre a aplicação do jogo roleta das expressões algébricas e investigar como esse material pode facilitar o aprendizado do aluno e quais as limitações que possam vir a ocorrer. Considerando o objetivo central deste estudo, nossa pesquisa foi de natureza experimental e exploratória, com produção de dados coletados através da aplicação do jogo, uma vez que o experimento foi realizado na Escola Municipal “João de Fontes Rangel” na cidade de Tenório - PB. Os alunos que participaram da nossa pesquisa fazem parte das turmas do 8º e 9º ano da manhã do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, onde a atividade com o jogo foi realizada com a participação dos alunos em grupos. Como fundamentação teórica utilizamos como autor principal Lorenzato, entre outros. A partir dos resultados encontrados, destacamos a importância da utilização de novas metodologias no ensino e aprendizagem da matemática, que apontam para a necessidade de inovar no ensino dessa disciplina, buscando melhorias que possam modificar a percepção do aluno que ver a disciplina como de difícil compreensão. Por fim, concluímos que a utilização do lúdico e que a inovação nas aulas de matemática, contribui para um melhor aprendizado dos alunos, mesmo isso demandando um trabalho maior para nós professores, mas que é muito prazeroso e gratificante ver o desenvolvimento dos alunos, pois proporcionamos prazer e diversão além de muita aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.titleMateriais didáticos no ensino de matemática: uma experiência com o jogo roleta algébrica.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vilani Gomes Azevedo.pdfTCC - Vilani Gomes Azevedo798.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito542.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.