Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32941
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Emanuel Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T12:23:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T12:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 363.739 4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32941 | - |
dc.description | COSTA, Emanuel Souza. Relato de experiência: análise da produção de vídeo sobre a temática poluição do Açude de Bodocongó. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os vídeos são ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) amplamente utilizadas na educação básica por estudantes e professores como instrumento intermediador do ensino e aprendizado, pois sua linguagem própria mistura efeitos sonoros e imagens, o tornando bastante atrativo e versátil. Quando bem utilizado por professores, esta ferramenta se torna um grande aliado em sala de aula para trabalhar conteúdos e criar discussões diversificadas de forma dinâmica, porém é possível tornar esta abordagem mais significativa quando o recurso é de autoria do próprio discente, porém o processo de produção de vídeo é desafiador quando aliado ao planejamento escolar. Posto este cenário, a pesquisa tem por objetivo trabalhar a partir de um relato de experiência todo o processo de criação, postagem e exibição de um vídeo autoral sobre a temática da poluição do açude de Bodocongó, bem como observar se a partir do material é possível gerar ideias relevantes para discutir dilemas dentro de uma abordagem CTSA, utilizando de fichas que registram as impressões mais significativas dos estudantes sobre o que foi exibido. Os resultados apontam para a eficácia do vídeo em gerar questionamentos relevantes sobre a temática socioambiental, bem como o processo de produção alinha-se aos planejamentos didático-pedagógico, no entanto alguns elementos importantes da complexidade da edição de vídeo, habilidade do produtor e do prazo de conclusão do vídeo precisam ser levados em conta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Gilberlanio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Produção de vídeo | pt_BR |
dc.subject | Temática socioambiental | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: análise da produção de vídeo sobre a temática poluição do Açude de Bodocongó. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emanuel Souza Costa.pdf | TCC - Emanuel Souza Costa | 409.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 195.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.