Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3295
Título: Rasgos da terra pela passagem da água: transposição do Rio São Francisco e politicagens em trechos do semiárido paraibano
Autor(es): Cardoso, Clemilson de França
Palavras-chave: Impacto ambiental
Transposição do rio
Politicagem
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: O conflito pela água é o foco principal desse estudo que é visto como uma forma de resistência, em geral de modo coletivo com a finalidade de garantir o uso e a preservação dos recursos hídricos e da luta para a construção de barragens e açudes, da rede hidrográfica e a cobrança do uso da água no campo, contra a apropiação privada aos latifundiários e ao agronegócio, transformando a água de recurso para todos em um recurso privado a poucos. O objetivo com este estudo é analisar o conflito pela água na Paraíba, a partir da Transposição do Rio São Francisco para o Eixo Leste e parte do Eixo Norte em Sousa/PB. Nesse sentido, no que se refere aos aspectos metodológicos foram feitos trabalhos de campos, levantamentos de dados junto a órgãos públicos, entrevistas, registro de imagens, entre outras ações que viabilizaram tal análise. Foram identificados trechos do canal da transposição, entre os municípios de Sertânia em Pernambuco e Monteiro na Paraíba, entre os anos de 2011 a 2013 e a situação da transposição do Rio São Francisco, no assentamento nova Vida I, no Município de Sousa/PB e o acampamento Xique-Xique no Município de Monteiro/PB que na visão dos líderes dos movimentos é desnecessária e que virá apenas a favorecer o agronegócio Como resultados preliminares na abordagem sobre as dificuldades ao acesso de água potável no assentamento Nova Vida I e acampamento Xique-xique, considerando as vulnerabilidades de riscos a saúde da população, a disponibilidade e problemas com essas águas. Portanto, ressalta-se que o conflito pela água discutido no trabalho de campo é uma dificuldade para alguns assentados do assentamento nova Vida I e Acampamento Xique-xique. Em linhas gerais, “os rasgos na terra sertaneja”, aparece como discurso para a redenção dos nordestinos da seca, se configura como politicagem, pois entre 4 e 9 bilhões de reais estão envolvidos no projeto, mas os movimentos sociais e ambientais percebem claramente que a transposição é uma obra para beneficiar as elites regionais e as empreiteiras de plantão, que ganham milhões dos cofres públicos, sem compromisso social efetivo.
Descrição: CARDOSO, C. de. F. Rasgos na terra pela passgem da água: transposição do Rio São Francisco e politicagens em trechos do semiárido paraibano. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3295
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clemilson de França Cardoso.pdfClemilson de França Cardoso2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.