Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3296
Título: Luta e permanência no campo: Um estudo de caso no Assentamento Nova Vida I no município de Sousa/PB.
Autor(es): Barbosa, Rafael Dias
Palavras-chave: Luta pela terra
Reforma agrária
Assentamento
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: A questão agrária brasileira vem se desenvolvendo, ao longo da história, a partir do molde capitalista de produção, o que se agrava na segunda metade do século XX. Podemos analisar a questão agrária a partir de diversos olhares e parâmetros, um deles, que vem tomar a frente dos debates é a respeito da questão de resistência dos trabalhadores na luta pela terra e simultaneamente a intensificação da concentração fundiária. A partir do momento em que os trabalhadores passam a se organizar em prol de uma reforma agrária justa e igualitária, abre-se um leque de possibilidades que podem resultar na formação de assentamentos rurais. O objetivo da pesquisa é analisar o processo consolidação e relações espaciais estabelecidas no assentamento Nova Vida I, localizado no município de Sousa – PB, garantindo uma reflexão sobre a vida e os problemas das pessoas que vivem no campo, estudando sua produção e construção da espacialidade. As lutas pela terra na área em estudo foram iniciadas com aproximadamente 200 famílias, acrescenta-se que a grande maioria das famílias entrevistadas trabalhava na agricultura, antes de conquistarem a posse de terra, eram assalariados, arrendatários ou trabalhavam como boias-frias. O interesse pela pesquisa surge a partir de uma experiência, um estudo de campo, onde aprofundamos as teorias e presenciamos a realidade do assentamento. A metodologia empregada tem como intuito compreender as relações construídas no assentamento através da pesquisa bibliográfica buscando o aprofundamento teórico importante para a compreensão e encaminhamento do objeto investigado, bem como para o desenvolvimento do trabalho a partir do empirismo; realização de um trabalho de campo observando as características e as especificidades dos assentamentos; O levantamento e análise de fontes documentais, imagens simbólicas e culturais; realizado a analise e interpretação dos dados coletados em campo e nas entrevistas. A partir o estudo de campo obtivemos uma analise preliminar do assentamento, observamos a precariedade de moradias, a inexistência de saneamento básico, à distribuição de água é feita através de um poço artesiano e do carro pipa que passa no assentamento de quinze em quinze dias para abastecer os recipientes de águas dos assentados. Podemos considerar que no assentamento estudado existem famílias que tiveram acesso as suas respectivas parcelas de terra, no entanto as deixaram ociosas.
Descrição: BARBOSA, R. D. Luta e permanência no campo: Um estudo de caso no Assentamento Nova Vida I no município de Sousa/PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3296
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Dias Barbosa.pdfRafael Dias Barbosa960.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.