Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Margarida Kelly Barbosa-
dc.date.accessioned2024-11-28T17:26:40Z-
dc.date.available2024-11-28T17:26:40Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.other21. ed. CDD 530.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32973-
dc.descriptionMOURA, Margarida Kelly Barros. Conservação & Conspiração: O uso de jogos didáticos para o ensino de Física. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNa educação básica, o ensino de Física enfrenta diversos obstáculos que prejudicam tanto os estudantes quanto os docentes. Com uma abordagem frequentemente tradicional, muitas aulas se limitam a explicações expositivas e à memorização de fórmulas, causando desinteresse e dificuldades na aprendizagem. Para intervir nessa situação, é necessário utilizar metodologias pedagógicas que incentivem a participação ativa dos estudantes. Nesse contexto, a utilização de jogos didáticos surge como uma ferramenta atrativa. Os jogos tornam o aprendizado lúdico, além de envolver os estudantes com os conteúdos, desenvolvendo habilidades como o senso crítico e a resolução de problemas. Este trabalho é de natureza quali-quantitativa com o objetivo de compreender como os jogos didáticos podem influenciar o interesse e a compreensão dos estudantes do 1º ano do ensino médio em relação aos conteúdos de Física, especificamente em alguns conceitos de dinâmica. A pesquisa foi conduzida na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Dr. Antônio Fernandes de Medeiros, localizada no município de Malta – PB. Para alcançar os objetivos, foi desenvolvido e aplicado um jogo didático denominado “Conservação&Conspiração”, criado para abordar conceitos de dinâmica, como impulso, momento linear e colisões de forma lúdica e interativa. Os dados obtidos após a aplicação do jogo demonstraram que a maioria dos estudantes apresentaram avaliações positivas em relação ao jogo, indicando maior interesse e uma compreensão aprofundada dos conteúdos abordados. Portanto, a inclusão de metodologias lúdicas pode contribuir para um aprendizado mais dinâmico e atrativo, proporcionando aos estudantes uma experiência educacional mais significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Grad. Daniely Maria Oliveira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleConservação & Conspiração: o uso de jogos didáticos para o ensino de Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARGARIDA KELLY BARBOSA MOURA.pdfTCC - Margarida Kelly Barbosa Moura4.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfTermo de Depósito93.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.