Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAdelaide, Thayssa Amanda da Costa-
dc.date.accessioned2024-11-28T17:51:06Z-
dc.date.available2024-11-28T17:51:06Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32977-
dc.descriptionADELAIDE, Thayssa Amanda da Costa. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil: análise de alguns professores(as) de escolas públicas do brejo paraibano. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, analisando as concepções de alguns professores da rede municipal de ensino do brejo paraibano. O embasamento teórico se deu através das leituras de alguns teóricos, tais como Mello; Rubio (2013), Mendes (2022), Barbosa, (2009), Ornelas; Mingareli; Mata (2020) e Brait et al., (2010). O estudo foi de cunho quantitativo, sendo realizado com a participação de professores(as) de escolas da rede municipal de ensino de Lagoa de Dentro-PB, sendo profissionais que atuam na educação infantil e no Ensino Fundamental I. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com questões de múltiplas escolhas e abertas referentes às informações pertinentes ao universo educacional das vivências de professores(as) que se encontram em sala de aula, cotidianamente observando de que modo as relações entre professor-aluno ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo a pesquisa tornou-se possível. Como resultado, chegou-se à conclusão que a relação professor-aluno possui diversas camadas dentro do processo de ensino-aprendizagem, e dentro da complexidade que existe, a autoridade, o respeito em sala de aula não é impeditivo para que o professor não seja afetuoso, do mesmo modo que organização não é sinônimo de ser ríspido ou frio em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleA relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem da educação infantil: análises e concepções de alguns professores (as) de escolas públicas do brejo paraibanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thayssa Amanda da Costa AdelaideTCC - Thayssa Amanda da Costa Adelaide732.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito317.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.