Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32977
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Adelaide, Thayssa Amanda da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T17:51:06Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T17:51:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32977 | - |
dc.description | ADELAIDE, Thayssa Amanda da Costa. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil: análise de alguns professores(as) de escolas públicas do brejo paraibano. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, analisando as concepções de alguns professores da rede municipal de ensino do brejo paraibano. O embasamento teórico se deu através das leituras de alguns teóricos, tais como Mello; Rubio (2013), Mendes (2022), Barbosa, (2009), Ornelas; Mingareli; Mata (2020) e Brait et al., (2010). O estudo foi de cunho quantitativo, sendo realizado com a participação de professores(as) de escolas da rede municipal de ensino de Lagoa de Dentro-PB, sendo profissionais que atuam na educação infantil e no Ensino Fundamental I. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com questões de múltiplas escolhas e abertas referentes às informações pertinentes ao universo educacional das vivências de professores(as) que se encontram em sala de aula, cotidianamente observando de que modo as relações entre professor-aluno ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo a pesquisa tornou-se possível. Como resultado, chegou-se à conclusão que a relação professor-aluno possui diversas camadas dentro do processo de ensino-aprendizagem, e dentro da complexidade que existe, a autoridade, o respeito em sala de aula não é impeditivo para que o professor não seja afetuoso, do mesmo modo que organização não é sinônimo de ser ríspido ou frio em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | A relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem da educação infantil: análises e concepções de alguns professores (as) de escolas públicas do brejo paraibano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thayssa Amanda da Costa Adelaide | TCC - Thayssa Amanda da Costa Adelaide | 732.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 317.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.