Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Juliana Ferreira das-
dc.date.accessioned2024-11-28T17:55:31Z-
dc.date.available2024-11-28T17:55:31Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32978-
dc.descriptionNEVES, Juliana Ferreira das.Importância da ludicidade para o processo de aprendizagem e inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo mostrar como o uso da ludicidade pode contribuir para o processo de inclusão e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Buscou-se de modo específico verificar de que modo estratégias lúdicas, como jogos, podem favorecer com a didática utilizada pelos professores nos momentos de aprendizagem; discutir o conceito de TEA e ludicidade; e analisar como a ludicidade pode ser utilizada em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como embasamento teórico leituras de livros e artigos. Para tanto foram consultados os seguintes autores e documentos legais: Abreu (2020), Beyer (2013),  BNCC, Costa (2009), CF de 1988, DSM- 5, Gaiato (2018), Lei Nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012, Lei Nº 13.977, de 8 de Janeiro de 2020, Lima (2019), Luckesi (2022), Mantoan (2003), Massa (2015), Oliveira; Albrecht (2021), Resolução CNE/CEB N° 2, de 11 de Setembro de 2001, Santos (2008), Santos et al (2023), Sousa et al (2022), Souza (2022). A partir da pesquisa bibliográfica, foi possível observar que a ludicidade é um recurso fundamental para ser utilizado no ambiente de ensino, pois além de promover um ambiente acolhedor e inclusivo de forma que todos participem, contribui também para o processo de aprendizagem das crianças principalmente aquelas com transtorno do espectro autista, de forma prazerosa.   Dessa forma, pode-se afirmar que a ludicidade é de fundamental importância para o desenvolvimento aprendentes e que precisa ser mais estudada e mais incorporada no ambiente de aprendizagem pelos professores. O trabalho está organizado da seguinte forma: Introdução, Metodologia, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Ludicidade e TEA e por fim encontra-se a Conclusão e as Referências.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.titleImportância da ludicidade para o processo de aprendizagem e inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Ferreira das NevesTCC - Juliana Ferreira das Neves413.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito614.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.