Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJanuário, Priscilla Beatriz da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-28T18:05:26Z-
dc.date.available2024-11-28T18:05:26Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.otherCDD 371.387-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32979-
dc.descriptionJANUÁRIO, Priscilla Beatriz da Silva. O resgate dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil: através da arte do brincar. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o presente trabalho tem a finalidade de apresentar algumas informações relacionada à arte de resgatar os jogos e brincadeiras na Educação Infantil, dando a importância da ludicidade como parte fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, sendo atividades essenciais que faz parte da ação humana e por esse motivo, são utilizados em salas de aula de Educação Infantil os jogos e as brincadeiras. Tendo como objetivo principal, mostrar como jogos e brincadeiras contribuem para o processo de aprendizagem no desenvolvimento infantil. Especificamente, buscamos refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil; redirecionar o resgate do brincar na vida das crianças no processo ensino-aprendizagem; compreender o processo de mediação do professor como base no ensino-aprendizagem; estimular a participação das crianças por meio de jogos e brincadeiras e desenvolver as habilidades das crianças. A presente pesquisa qualitativa foi realizada a partir de pesquisas bibliográficas e estudos de autores como Piaget (1964), Vygotsky (1991), Santos (1995), Kishimoto (1993, 2002, 2005), Lajonquiére (1999), Levin (1997) e Antunes (2008) a qual mostra a importância da ludicidade na Educação Infantil, trazendo uma reflexão sobre os recursos metodológicos que contribuem para a formação integral do ser humano. Os resultados obtidos revelam que os dois quadros elaborados apresentam a importância dos principais tópicos e as contribuições de alguns autores em relação ao resgate dos jogos e brincadeiras. Por fim, conclui-se que os jogos e as brincadeiras contribuem na aprendizagem e no desenvolvimento psicomotor das crianças, estimulado através do brincar a criar os conceitos de regras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectJogos e Brincadeiraspt_BR
dc.titleO resgate dos jogos e brincadeiras na educação Infantil: através da arte do brincarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Priscilla Beatriz da Silva JanuárioTCC - Priscilla Beatriz da Silva Januário890.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito6.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.