Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3298
Título: Enfoques geográficos sobre a feira livre de Guarabira/PB
Autor(es): Rocha Júnior, Antônio
Palavras-chave: Feira livre
Geografia econômica
Comércio
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: Compreender a origem das feiras baseado no estudo da cultura através dos tempos, e das histórias contadas por antigos feirantes, registro mais que real para sabermos um pouco mais do que realmente entendemos sobre a feira livre. 0 objetivo desse trabalho é mostrar a população o desenvolvimento da feira, ou seja , o crescimento da mesma e os lugares que ela ocupou. Tudo isso foi obtido através de entrevistas e principalmente de fotos, antigas e atuais da feira do nosso município. Guarabira foi o município agraciado para esse estudo, pois o mesmo polariza uma região que abrange mais de trinta cidades, pois também influencia outras microrregiões a exemplo do Brejo e Curimataú paraibano. Localizando-se no Agreste paraibano, Guarabira possui uma das mais tradicionais feiras livres do Nordeste Brasileiro, a exemplos de Campina Grande/PB, Mossoró/RN, Caruaru/PE e Itabaiana/SE. A cidade é um elemento cultural ligado a simbologias do passado e que se fundem com os novos significados do presente .A Feira é uma fonte de sobrevivência para os trabalhadores, como também de encontros e trocas comerciais e culturais para algumas camadas sociais. A feira livre do município é caracterizada como um espaço geográfico de resistência cultural local. Como o maior e mais importante município da região, Guarabira está localizada no Piemonte da Borborema. O espaço da feira abrange dezenas de ruas, equipamentos de estrutura física do Mercado Público Municipal em dois pavimentos e mais de mil feirantes em barracas, box e até mesmo em lonas ou diretamente no chão da feira, onde vendem de tudo, inclusive bugigangas made in china. É esse universo geográfico o foco da pesquisa e os feirantes são os principais informantes, considerando que o estudo foi inteiramente participativo, pois o autor é frequentador ativo desse espaço.
Descrição: ROCHA JÚNIOR, A. Enfoques geográficos sobre a feira livre de Guarabira/PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3298
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Rocha Júnior.pdfAntônio Rocha Júnior2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.