Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Ana Vitória pereira da costa-
dc.date.accessioned2024-11-28T19:17:12Z-
dc.date.available2024-11-28T19:17:12Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32982-
dc.descriptionPAIVA, Ana vitória pereira da costa. A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2024. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa a representação da criança leitora na obra Matilda, de Roald Dahl, à luz das teorias de Coelho (1991), Cademartori (2007) e Cosson (2006). Nessa pesquisa, considerando os desafios contemporâneos na formação de leitores, propõe-se uma abordagem pedagógica atualizada para o 5º ano do ensino fundamental. As obras de Coelho, Cademartori e Cosson fornecem fundamentos essenciais sobre literatura infantil e formação de leitores, oferecendo subsídios teóricos para compreender a importância da literatura na infância e estratégias para desenvolver a competência leitora. A análise da obra Matilda revela como a protagonista enfrenta desafios que ressoam com a realidade das crianças contemporâneas, inspirando reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade. A proposta de sequência didática envolve atividades como leitura compartilhada, produção de textos e discussões em grupo, visando estimular o interesse e a compreensão dos alunos em relação à obra e ao universo literário. A metodologia adotada neste estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa em ciências sociais com base bibliográfica e exploratória. Este estudo contribui para a formação de crianças leitoras críticas e autônomas, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Olavo Barreto de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriança leitorapt_BR
dc.subjectMatildapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Vitória Pereira da Costa PaivaTCC - Ana Vitória Pereira da Costa Paiva3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito216.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.