Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Ana Vitória pereira da costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T19:17:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T19:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32982 | - |
dc.description | PAIVA, Ana vitória pereira da costa. A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental. 2024. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisa a representação da criança leitora na obra Matilda, de Roald Dahl, à luz das teorias de Coelho (1991), Cademartori (2007) e Cosson (2006). Nessa pesquisa, considerando os desafios contemporâneos na formação de leitores, propõe-se uma abordagem pedagógica atualizada para o 5º ano do ensino fundamental. As obras de Coelho, Cademartori e Cosson fornecem fundamentos essenciais sobre literatura infantil e formação de leitores, oferecendo subsídios teóricos para compreender a importância da literatura na infância e estratégias para desenvolver a competência leitora. A análise da obra Matilda revela como a protagonista enfrenta desafios que ressoam com a realidade das crianças contemporâneas, inspirando reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade. A proposta de sequência didática envolve atividades como leitura compartilhada, produção de textos e discussões em grupo, visando estimular o interesse e a compreensão dos alunos em relação à obra e ao universo literário. A metodologia adotada neste estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa em ciências sociais com base bibliográfica e exploratória. Este estudo contribui para a formação de crianças leitoras críticas e autônomas, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Olavo Barreto de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança leitora | pt_BR |
dc.subject | Matilda | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A representação da criança leitora na obra literária Matilda, de Roald Dahl: uma proposta de sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Vitória Pereira da Costa Paiva | TCC - Ana Vitória Pereira da Costa Paiva | 3.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 216.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.