Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Título: A síndrome dos arquivos doentes: o risco de contaminação por fungos no trabalho em arquivo
Autor(es): Ribeiro, Marília Vital
Palavras-chave: Arquivos doentes
Contaminação por fungos
Saúde ocupacional
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: A grande concentração de matéria orgânica, geralmente associada a condições ambientais inadequadas, tais como temperatura, umidade e climatização, favorecem o desenvolvimento de fungos, que podem tornar o arquivo doente e trazer riscos para a saúde dos profissionais e/ou usuários que nele desenvolvem as suas atividades. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo objetivou identificar a microbiota fúngica do arquivo judicial do Fórum Cível de João Pessoa, Paraíba. Para isso, foram depositadas 40 placas de Petri contendo Ágar Sabouraud Dextrose (ASD). A fim de identificar os fungos pertencentes ao ar atmosférico do arquivo, foram distribuídas 20 placas em dois ambientes distintos: 10 placas na Área Climatizada (AC)/ parte administrativa do arquivo e 10 placas na Área Não Climatizada (ANC)/ depósito, que foram dispostas em pontos pré-estabelecidos e mantidas abertas durante 15 minutos. Para identificar os fungos presentes nas superfícies, foi adotada a técnica de Square Sampling, que consiste em colher amostras das mesmas em 20 locais distintos, sendo 10 amostras da AC e 10 amostras da AC, que também foram vertidas em 20 placas de Petri contendo ASD. Todas as placas foram mantidas em temperatura ambiente (28-30ºC) por 5 a 7 dias. A pesquisa trouxe como resultados o isolamento e identificação de 312 colônias de fungos, sendo encontrados 8 gêneros fúngicos: Acremonium spp., Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Aspergillus ochraceus, Curvularia spp., Fungos não esporulados (F.N.E.), Monilia sitophila, Mucor spp., Penicillium spp. e Rhizopus spp. Através da exposição contínua e de fatores como a quantidade de esporos inalados associado à imunidade do indivíduo, estes fungos podem causar alergias respiratórias e micoses oportunistas. Desse modo, pode-se concluir que o arquivo estudado é ''doente‖''.
Descrição: RIBEIRO, Marília Vital. A síndrome dos arquivos doentes: o risco de contaminação por fungos no trabalho em arquivo. 2011. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3299
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Vital Ribeiro.pdfMarília Vital Ribeiro1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.