Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32995
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bento, Lairiane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:16:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T12:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32995 | - |
dc.description | BENTO, Lairiane da Silva. Pedagogia da Escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a Pedagogia da Escuta e o protagonismo da criança na educação infantil à luz de Edwards, Gandini e Forman na obra “As cem linguagens da criança” (1999) e Friedmann na obra “A vez e voz das crianças” (2020). O estudo é de cunho qualitativo, visando descrever a realidade de cada docente segundo as suas compreensões, deste modo, foi realizado mediante aplicação de questionários disponibilizados para aqueles/as que atuam na educação infantil (creches e préescolas) em diferentes escolas do Estado da Paraíba, tendo como objetivo investigar o conhecimento que os professores/as da educação básica têm sobre a Pedagogia da Escuta no tocante ao protagonismo infantil e o planejamento escolar. Os resultados do estudo apontam que, a maioria dos professores(a), possuem uma base sobre a Pedagogia da Escuta e protagonismo da criança na Educação infantil e, aqueles/as que têm a possibilidade real de exercê-la, a propaga de uma forma ativa. Desta forma, a pesquisa reafirma a importância da instituição escolar e educacional, dos professores e da comunidade estarem alinhados no mesmo propósito, para que assim, possam criar dias melhores para todos/as. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Escuta | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo infantil | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lairiane da Silva Bento | TCC - Lairiane da Silva Bento | 898.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 161.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.