Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBento, Lairiane da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:16:41Z-
dc.date.available2024-11-29T12:16:41Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32995-
dc.descriptionBENTO, Lairiane da Silva. Pedagogia da Escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a Pedagogia da Escuta e o protagonismo da criança na educação infantil à luz de Edwards, Gandini e Forman na obra “As cem linguagens da criança” (1999) e Friedmann na obra “A vez e voz das crianças” (2020). O estudo é de cunho qualitativo, visando descrever a realidade de cada docente segundo as suas compreensões, deste modo, foi realizado mediante aplicação de questionários disponibilizados para aqueles/as que atuam na educação infantil (creches e préescolas) em diferentes escolas do Estado da Paraíba, tendo como objetivo investigar o conhecimento que os professores/as da educação básica têm sobre a Pedagogia da Escuta no tocante ao protagonismo infantil e o planejamento escolar. Os resultados do estudo apontam que, a maioria dos professores(a), possuem uma base sobre a Pedagogia da Escuta e protagonismo da criança na Educação infantil e, aqueles/as que têm a possibilidade real de exercê-la, a propaga de uma forma ativa. Desta forma, a pesquisa reafirma a importância da instituição escolar e educacional, dos professores e da comunidade estarem alinhados no mesmo propósito, para que assim, possam criar dias melhores para todos/as.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogia da Escutapt_BR
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePedagogia da escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lairiane da Silva BentoTCC - Lairiane da Silva Bento898.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito161.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.