Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Jardeli Lima de-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:40:47Z-
dc.date.available2024-11-29T12:40:47Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32999-
dc.descriptionMENDONÇA, Jardeli Lima de. Contribuições do PIBID na construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido um instrumento de grande auxílio para a formação inicial de educadores, principalmente, futuros pedagogos(as). Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do PIBID para construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia. Para atender a este objetivo, esta pesquisa se vinculou a discussão sobre a relação teoria-prática na formação de professores, (Tardif, 2014; Machado, 1999; Saviani, 2007; Gatti et al., 2019; Veiga-Neto, 2015); debateu sobre as influências do PIBID na formação de professores em virtude da inserção do discente de forma antecipada no contexto escolar (Pimenta; Lima, 2004; Brasil, 2008; Brasil, 2022; Formosinho, 2009); como também discorreu sobre o papel do PIBID na construção da prática docente (Nóvoa, 2003; Carvalho, 2017; Oliveira; Barbosa, 2013; Matos, 2016; Pimenta, 2001; Silva, 2017; Ambrosetti, 2013). Enquanto caminho metodológico, o estudo apresentou uma abordagem qualitativa, realizando inicialmente uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre o tema. Realizou ainda uma pesquisa de campo com os alunos da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III – Guarabira, egressos do Subprojeto do PIBID do curso Pedagogia, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) realizando a etapa da pré-análise, da exploração do material dos questionários e do tratamento dos resultados. A partir da análise dos dados constatou-se que o PIBID é um Programa de grande incentivo na vida de acadêmicos graduandos do curso de Pedagogia, uma vez que, com a inserção de forma antecipada no contexto escolar, os discentes aproximam-se da realidade da prática docente, vivenciando experiências que os tornam ainda mais preparados para exercer a profissão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria Julia Carvalho de Melo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRelação Teoria e Práticapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleContribuições do PIBID na construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jardeli Lima de MendonçaTCC - Jardeli Lima de Mendonça1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito263.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.