Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
Título: Conservação e preservação em patrimônio documental: um estudo realizado no acervo bibliográfico Odilon Ribeiro Coutinho
Autor(es): Luna, Suele de Oliveira
Palavras-chave: Arquivologia
Conservação de documentos
Preservação de documentos
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: A conservação e preservação de acervos têm suscitado inquietações, pois com o passar dos anos inúmeras informações tem se perdido. Diante dessas inquietações, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as condições de conservação e preservação do acervo bibliográfico Odilon Ribeiro Coutinho, haja vista que os impactos dos agentes deteriorizadores tem sido um grande auxiliador na danificação e perda desse patrimônio documental. Neste aspecto, faz-se necessário que exista uma intervenção bem como a implantação de uma política que venha salvaguardar o acervo. Diante disso, o tema em questão propor-se a suscitar questões que levam aos leitores a repensar a forma que a memória bem como as informações contidas nesses acervos estão sendo guardadas. Para tanto, vale salientar que os acervos bibliográficos também são grandes fontes de pesquisas. A metodologia aplicada fundamentou-se no método observacional, do tipo exploratóriodescritiva voltada a pesquisa bibliográfica e ao estudo de campo e fazendo o uso da abordagem qualitativa. O universo é composto dos acervos bibliográficos do estado da Paraíba. E a amostra é o acervo bibliográfico Odilon Ribeiro Coutinho. Os instrumentos de coletas aplicados foram o diagnóstico, a entrevista não estruturada sendo está, direcionada pelo o próprio entrevistador e a observação participante. Os resultados obtidos demonstram que existe uma carência latente no que diz respeito à prática de conservação e preservação. No entanto, nota-se que essa carência está estritamente relacionada à ausência de uma política preventiva. Diante aos dados da pesquisa, foi proposto no período de estágio e através de relatórios que se mude a configuração do acervo, para que este verdadeiramente atingisse a razão pelo qual foi criado.
Descrição: LUNA. Suele de Oliveira. Conservação e preservação em patrimônio documental: um estudo realizado no acervo bibliográfico Odilon Ribeiro Coutinho. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3300
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suele de Oliveira Luna.pdfSuele de Oliveira Luna205.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.