Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Jose Rafael Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T13:54:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T13:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 570 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33007 | - |
dc.description | MORAIS, Jose Rafael Silva. PROAFE/FELIZCIDADE: contribuições do ensino experimental gamificado. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a contribuição do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino PROAFE/FELIZCIDADE, a partir da perspectiva dos estudantes envolvidos. O contexto de investigação envolve a Escola Cidadã Integra Monte Carmelo, localizada em Campina Grande, Paraíba, Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a contribuição do ensino experimental proporcionada pelo Programa de Formação de Apoio à Formação e ao Ensino Experimental Gamificado (PROAFE/FELIZCIDADE), na disciplina ciências naturais, segundo a percepção dos estudantes. A metodologia aplicada se baseou em uma abordagem qualitativa, que visou compreender as experiências, percepções e significados atribuídos pelos estudantes a partir das práticas experimentais do PROAFE/FELIZCIDADE. Foram aplicadas aos estudantes questionários para obter uma compreensão das percepções e experiências dos estudantes em relação ao programa. A análise dos dados qualitativos envolveu a codificação das respostas dos estudantes, identificando padrões e temas emergentes. A discussão aponta os elementos mais apreciados durante a jornada experimental, como também, os assuntos ou conceitos específicos abordados durante a jornada experimental. O PROAFE/FELIZCIDADE tem o objetivo de promover um ambiente escolar mais favorável, dinâmico e inclusivo, além de desenvolver abordagens mais motivadoras no ensino de disciplinas. Os estudantes expressaram entusiasmo pelas experiências práticas oferecidas pelo PROAFE/FELIZCIDADE, destacando seu interesse em experimentos, gamificação, criação de jogos digitais e atividades relacionadas à Ciência. Essas descobertas demonstram que o programa está no caminho certo ao despertar a curiosidade dos estudantes e promover um aprendizado mais envolvente. O PROAFE/FELIZCIDADE pode desempenhar um papel crucial na promoção de um ambiente escolar mais favorável e envolvente, alinhado às necessidades e preferências dos estudantes. A colaboração entre o programa e as escolas pode resultar em uma experiência educacional mais rica, oferecendo um caminho promissor para o ensino de ciências e o desenvolvimento de cidadãos mais engajados e motivados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Avany Bezerra Gusmão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Transformação do ensino | pt_BR |
dc.title | PROAFE/FELIZCIDADE: contribuições do ensino experimental gamificado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jose Rafael Silva Morais.pdf | TCC - Jose Rafael Silva Morais.pdf | 604.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 218.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.