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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33036
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Xavier, Ana Beatriz Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T12:08:11Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T12:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 150.195 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33036 | - |
dc.description | XAVIER, Ana Beatriz Costa. O que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bausch. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa elaborou interseções entre a psicanálise Freud-Lacaniana e o método dança-teatro de Pina Bausch, investigando o que ambas as óticas trazem de construções subjetivas acerca dos corpos e suas expressividades no campo artístico e cênico. Através das revisões bibliográficas de caráter narrativo e enfoque qualitativo, buscou-se realizar o estudo baseado em obras relevantes publicadas acerca do assunto investigado. As bases de dados utilizadas na pesquisa foram materiais virtuais disponíveis nas plataformas do Google Acadêmico, PePsic e SciELO, como também, obras físicas de Freud e Lacan. Sendo selecionados artigos, livros, revistas e dissertações na língua portuguesa e inglesa, gratuitos e sem recortes temporais. Assim, foi possível delinear confluências do método dança-teatro de Pina Bausch a partir do que a psicanálise propõe acerca dos atravessamentos da linguagem no corpo, dos conceitos freudianos de recordação, repetição, elaboração com o método dança- teatro e por fim, associar o conceito de pulsão da psicanálise Freud-Lacaniana ao método dança- teatro de Pina Bausch. Dessa forma, foi possível concluir que tanto a psicanálise quanto o método de dança-teatro visibilizam e exploram os modos de fala do corpo. A psicanálise e o método de composição coreográfica de Pina priorizam os conteúdos do inconsciente, seja daquilo que está dito ou no não-dito verbalmente, nas narrativas de cada sujeito. Sendo assim, a arte e em específico o método de condução elaborada na dança-teatro de Pina Bausch são possibilidades de compreensão do corpo nas suas expressividades e comoções. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Jailma Belarmino Souto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dança-teatro | pt_BR |
dc.subject | Pina Bausch | pt_BR |
dc.title | O que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bausch | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
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