Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Ana Beatriz Costa-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:08:11Z-
dc.date.available2024-12-02T12:08:11Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCDD 150.195-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33036-
dc.descriptionXAVIER, Ana Beatriz Costa. O que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bausch. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa elaborou interseções entre a psicanálise Freud-Lacaniana e o método dança-teatro de Pina Bausch, investigando o que ambas as óticas trazem de construções subjetivas acerca dos corpos e suas expressividades no campo artístico e cênico. Através das revisões bibliográficas de caráter narrativo e enfoque qualitativo, buscou-se realizar o estudo baseado em obras relevantes publicadas acerca do assunto investigado. As bases de dados utilizadas na pesquisa foram materiais virtuais disponíveis nas plataformas do Google Acadêmico, PePsic e SciELO, como também, obras físicas de Freud e Lacan. Sendo selecionados artigos, livros, revistas e dissertações na língua portuguesa e inglesa, gratuitos e sem recortes temporais. Assim, foi possível delinear confluências do método dança-teatro de Pina Bausch a partir do que a psicanálise propõe acerca dos atravessamentos da linguagem no corpo, dos conceitos freudianos de recordação, repetição, elaboração com o método dança- teatro e por fim, associar o conceito de pulsão da psicanálise Freud-Lacaniana ao método dança- teatro de Pina Bausch. Dessa forma, foi possível concluir que tanto a psicanálise quanto o método de dança-teatro visibilizam e exploram os modos de fala do corpo. A psicanálise e o método de composição coreográfica de Pina priorizam os conteúdos do inconsciente, seja daquilo que está dito ou no não-dito verbalmente, nas narrativas de cada sujeito. Sendo assim, a arte e em específico o método de condução elaborada na dança-teatro de Pina Bausch são possibilidades de compreensão do corpo nas suas expressividades e comoções.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Jailma Belarmino Soutopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDança-teatropt_BR
dc.subjectPina Bauschpt_BR
dc.titleO que move um corpo falante: interseções entre a psicanálise e o método dança-teatro de Pina Bauschpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Beatriz Costa Xavier.pdfTCC - Ana Beatriz Costa Xavier615.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito218.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.