Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Livia Maria Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T13:27:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T13:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 150 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33047 | - |
dc.description | ARAUJO, Lívia Maria Almeida de. Discursos de professores de ensino fundamental sobre o retorno das aulas presenciais após período de ensino remoto. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar os discursos de professores de ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB em relação às suas atividades profissionais após dois anos de Ensino Remoto Emergencial (ERE) em função do isolamento social como proteção a transmissão do Novo Coronavírus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 09 professores do ensino fundamental I e II que se dispuseram a responder voluntariamente um questionário estruturado dividido em duas partes: a primeira voltada para obtenção de dados sobre o perfil desses participantes e a segunda com questões sobre os impactos da pandemia em relação a sua prática profissional, processo de escolarização dos seus alunos e saúde mental. Após devolução dos questionários respondidos foi realizada uma leitura inicial de todos e, posteriormente, a análise do discurso, fundamentada na teoria do discurso de Freud e Lacan, destacando as cadeias significantes e os sentidos apresentados pelos próprios sujeitos em relação aos pontos abordados. Foi observado que a idade média dos participantes deste estudo foi de 43,9 anos, em sua maioria do sexo feminino (66,7%). A média de tempo de exercício da atividade de magistério foi de 15,5 anos, sendo que 01 possui doutorado, 01 possui pós-graduação e 07 possuem licenciatura. Em relação aos componentes que lecionavam foram citadas as disciplinas de biologia, matemática, educação física, português, história, arte e filosofia, sendo que alguns dos professores lecionam dois componentes. Nos resultados, a maioria dos professores classificou a volta às aulas presenciais como estressante/muito difícil, destacando que não tiveram apoio institucional para a volta. O desempenho dos alunos está sendo muito baixo, em comparação ao tempo antes da pandemia, apresentando dificuldade em ler, escrever e interpretar textos. Como forma de minimizar os prejuízos observados na aprendizagem dos alunos, apontam que tem recorrido a leituras e formações para implementação de metodologias mais atrativas, como a utilização de recursos tecnológicos. Em relação à percepção acerca da saúde mental dos seus alunos, afirmam que piorou após a pandemia, citando alguns quadros de sofrimento mental, como a depressão, ansiedade e automutilação. Já em relação à própria saúde mental, aqueles que relataram que se sentiam bem e com a saúde mental preservada foram os que respeitavam os seus limites para não se sobrecarregarem, enquanto os que afirmavam estar com a saúde mental comprometida, apontaram fatores como o cansaço, receio dos resultados da pós-pandemia, cobranças, falta de apoio e de materiais didáticos por parte da escola e da secretaria de educação como estressantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.title | Discursos de professores de ensino fundamental sobre o retorno das aulas presenciais após período de ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lívia Maria Almeida de Araújo.pdf | TCC - Lívia Maria Almeida de Araújo | 674.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 79.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.