Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes Soares, Aline-
dc.date.accessioned2024-12-02T14:15:33Z-
dc.date.available2024-12-02T14:15:33Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33068-
dc.descriptionNUNES, Aline Soares. Proposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da Proposição de Problemas na sala de aula de Matemática, a partir de uma intervenção pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A experiência revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso, passamos a analisar e discutir a importância da Proposição de Problemas, no processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades da pesquisa se deu em uma turma do 7a Ano do Ensino Fundamental, em uma Escola da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado I. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação contínua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos alunos. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica, com diálogos, indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a Proposição de Problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problemas traz ricas contribuições para Ensino de Matemática, uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a Matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento Matemático.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreupt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectExploração de problemaspt_BR
dc.subjectDocência em Matemáticapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleProposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aline Soares Nunes.pdfTCC - Aline Soares Nunes1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito107.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.