Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes Soares, Aline | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T14:15:33Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T14:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33068 | - |
dc.description | NUNES, Aline Soares. Proposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da Proposição de Problemas na sala de aula de Matemática, a partir de uma intervenção pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A experiência revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso, passamos a analisar e discutir a importância da Proposição de Problemas, no processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades da pesquisa se deu em uma turma do 7a Ano do Ensino Fundamental, em uma Escola da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado I. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação contínua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos alunos. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica, com diálogos, indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a Proposição de Problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problemas traz ricas contribuições para Ensino de Matemática, uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a Matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento Matemático. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Exploração de problemas | pt_BR |
dc.subject | Docência em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Proposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Aline Soares Nunes.pdf | TCC - Aline Soares Nunes | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 107.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.