Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3308
Título: A escrita nas redes sociais: uma proposta de análise multimodal
Autor(es): Fontes, Jailson Jônio da Silva
Palavras-chave: Escrita
Multimodalidade
Redes sociais
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: Desde o início das civilizações, os povos registram e demarcam território através das figuras rupestres. Ferramenta desta evolução, a escrita está sempre se modificando e de modo maleável acompanhando os passos do homem há cerca de quarenta mil anos. Nesse ínterim, passamos pelo papiro, tecidos, couro até o papel como forma de registrar os acontecimentos históricos. Atualmente a internet, exemplo representativo da evolução tecnológica, instaura uma escrita dinâmica, em que vários modos de representação se fundem para produção dos hipertextos. Textos são criados instantaneamente, a todo o momento, para atender as mais diversas necessidades comunicativas. Considerando esse contexto, objetivamos, no presente trabalho, investigar a escrita nas redes sociais com enfoque nos aspectos multimodais. Utilizaremos, para tanto, os estudos de Bakhtin (1992), Dionísio (2005), Marcuschi e Xavier (2010), Chartier (2001), dentre outros, a fim de explorar os vários modos de representação constitutivo da escrita na internet com atenção às redes sociais. Nesse sentido, abordaremos a temática a fim de reforçar a multimodalidade presente desde a escrita mais rudimentar dos tempos da caverna até as postagens e conversas em redes sociais, de modo a tentar traçar um meio de explicar como a multimodalidade está presente nesses espaços virtuais.
Descrição: FONTES, J. J. da. S. A escrita nas redes sociais: uma proposta de análise multimodal. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3308
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson Jônio da Silva Fontes.pdfJailson Jônio da Silva Fontes1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.