Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3309
Título: A variação linguística no ensino de língua materna
Autor(es): Ferreira, Maria Auricélia de Oliveira
Palavras-chave: Língua portuguesa
Português - ensino
Variação linguística
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: A língua é produzida socialmente, através da interação entre o homem e a sociedade, tendo um importante papel nas relações humanas. No processo de ensino e aprendizagem com relação às modalidades, o que se deseja é proporcionar ao aluno, saber, adequar os recursos expressivos das modalidades da língua às diversas situações comunicativas, sejam elas no padrão formal ou coloquial. Ou seja, com essas formas os falantes da língua portuguesa conseguem interagir nas diferentes situações de comunicação social. Considerando esse pressuposto, o presente artigo aborda a influência das modalidades padrão e não padrão e a importância da variação linguística no ensino de língua portuguesa. Refletimos sobre quando e onde devemos utilizar corretamente cada uma dessas modalidades e que influência o ambiente social tem sobre elas. Abordamos também a questão do preconceito linguístico com relação à variedade linguística não padrão existente nas diversas regiões do país. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância de inserir o estudo da variação linguística no ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, deixando para trás a ideia de que apenas a modalidade padrão é a correta.
Descrição: FERREIRA, M. A. de. o. A variação linguística no ensino de língua materna. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3309
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Auricélia de Oliveira Ferreira.pdfMaria Auricélia de Oliveira Ferreira584.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.