Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/331
Título: Prevalência de infecções hospitalares por bacilos gram- negativos não fermentadores de glicose, em um hospital de Campina Grande-PB
Autor(es): Feitosa, Ricardo Jefferson Pereira
Palavras-chave: Antibiótico
Infecção hospitalar
Não- fermentadores
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: Observação: Versão sintetizada do trabalho. A versão integral pode ser encontrada na Biblioteca Central da UEPB.// Os bacilos não fermentadores são bactérias predominantemente de ambiente hospitalar. Estas bactérias podem causar doenças colonizando e depois infectando pacientes imunodeprimidos ou quando ganha acesso aos sítios normalmente estéreis do corpo através de procedimentos hospitalares invasivos como introdução de catéteres, respiradores, etc. São considerados, portanto, bactérias oportunistas. Este trabalho teve como objetivo estudar os aspectos epidemiológicos e de resistência aos antibióticos dos bacilos Gram-negativos não fermentadores de glicose isolados de infecção hospitalar num hospital de Campina GrandePB. No período de abril de 2009 a março de 2011, foram analisadas 1.056 culturas bacterianas de amostras clínicas diversas, e destas, 358 apresentaram crescimento bacteriano. Das culturas analisadas, 52 (15%) eram do grupo dos bacilos Gram- negativos não fermentadores, sendo 38 (70%) consideradas de origem hospitalar, de acordo com critérios estabelecidos pela Portaria nº 930, de 27 de agosto de 1992 (Ministério da saúde), e 16 (30%) consideradas de origem comunitária. A Pseudomonas aeruginosa foi a bactéria mais prevalente do grupo com 44 (84,6%) e também a que apresentou maior resistência aos antimicrobianos . A secreção de tubo orotraqueal foi o sitio de infecção mais comum de P. aeruginosa, com 9 (26,4%). Houve uma predominância de infecção por não fermentadores na faixa etária de maiores de 60 anos. O local do hospital onde mais predominou tais bactérias foi na UTI, com 44,2%. A Pseudomonas aeruginosa apresentou elevada resistência aos antibióticos testados, e com menor percentual de resistência ao meropenem 0 (0%), imipenem 2 (5,8%), amicacina 7 (20,5%) e ciprofloxacino 7 (20,5%). Houve maior resistência nas bactérias de origem hospitalar, quando comparadas com as de origem comunitárias.
Descrição: FEITOSA, R. J. P. Prevalência de infecções hospitalares por bacilos gram- negativos não fermentadores de glicose, em um hospital de Campina Grande-PB. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/331
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Jefferson Pereira Feitosa.pdfRicardo Jefferson Pereira Feitosa253.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.