Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Jucelina Hellen Santos da-
dc.date.accessioned2024-12-03T14:53:25Z-
dc.date.available2024-12-03T14:53:25Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.otherCDD 372.210981-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33100-
dc.descriptionCOSTA, Jucelina Hellen Santos da. A necessária parceria entre família e escola: contexto, desafios e ações. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA relação entre família e escola quando bem estabelecida contribui e influencia o processo de desenvolvimento infantil vivenciado pela criança dentro dos espaços escolares. De modo específico, este estudo tem como objetivo analisar o contexto escolar diante de suas percepções estabelecidas sobre a participação da família, bem como as suas ações para a promoção da relação família e escola na Educação Infantil. Em termos metodológicos, foram direcionados a pesquisa qualitativa que de maneira específica destinou a pesquisa de bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi guiada com base em autores contribuinte a linha de pesquisa, como Kramer (1999), Oliveira (2011), Kuhlmann (2010), Szymanski (2003), Paniagua e Palacios (2007) e Oliveira e Araújo (2010) os quais sustentaram a fundamentação das análises conforme os tópicos referenciais em destaques à Educação Infantil; Família-escola; Criança e Infância. No que tange a pesquisa de campo, foi desenvolvida na instituição escolar que oferece a modalidade de creche, sendo a instituição sujeita principal da pesquisa dentre sua participação para a coleta de dados. Com isso, utilizou-se como instrumento técnico a entrevista, que objetivou dialogar sobre a relação família-escola consoante ao objetivo de estudo a partir da colaboração de uma das contribuintes da instituição. Mediante as leituras feitas ao longo da construção desta pesquisa, foi possível identificar que mesmo com o reconhecimento da necessidade de uma articulação efetiva entre família e escola como elementos favorecedores do desenvolvimento integral da criança, os dados e as análises apontam que há um caminho a ser trilhado para que dessa forma concepções e compreensões que possam ser ressignificadas. Dito isso, é indispensável a promoção de ações escolares condizentes à articulação e participação da família dentro do contexto escolar, que em finalidade busque construir e ampliar uma relação compatível, interativa, participativa e colaborativa em necessidade de beneficiar principalmente o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Gillyane Dantas dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA necessária parceria entre a família e a escola: contexto, desafios e açõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jucelina Hellen Santos da CostaTCC - Jucelina Hellen Santos da Costa893.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito441.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.