Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Jucelina Hellen Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T14:53:25Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T14:53:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.210981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33100 | - |
dc.description | COSTA, Jucelina Hellen Santos da. A necessária parceria entre família e escola: contexto, desafios e ações. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação entre família e escola quando bem estabelecida contribui e influencia o processo de desenvolvimento infantil vivenciado pela criança dentro dos espaços escolares. De modo específico, este estudo tem como objetivo analisar o contexto escolar diante de suas percepções estabelecidas sobre a participação da família, bem como as suas ações para a promoção da relação família e escola na Educação Infantil. Em termos metodológicos, foram direcionados a pesquisa qualitativa que de maneira específica destinou a pesquisa de bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi guiada com base em autores contribuinte a linha de pesquisa, como Kramer (1999), Oliveira (2011), Kuhlmann (2010), Szymanski (2003), Paniagua e Palacios (2007) e Oliveira e Araújo (2010) os quais sustentaram a fundamentação das análises conforme os tópicos referenciais em destaques à Educação Infantil; Família-escola; Criança e Infância. No que tange a pesquisa de campo, foi desenvolvida na instituição escolar que oferece a modalidade de creche, sendo a instituição sujeita principal da pesquisa dentre sua participação para a coleta de dados. Com isso, utilizou-se como instrumento técnico a entrevista, que objetivou dialogar sobre a relação família-escola consoante ao objetivo de estudo a partir da colaboração de uma das contribuintes da instituição. Mediante as leituras feitas ao longo da construção desta pesquisa, foi possível identificar que mesmo com o reconhecimento da necessidade de uma articulação efetiva entre família e escola como elementos favorecedores do desenvolvimento integral da criança, os dados e as análises apontam que há um caminho a ser trilhado para que dessa forma concepções e compreensões que possam ser ressignificadas. Dito isso, é indispensável a promoção de ações escolares condizentes à articulação e participação da família dentro do contexto escolar, que em finalidade busque construir e ampliar uma relação compatível, interativa, participativa e colaborativa em necessidade de beneficiar principalmente o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A necessária parceria entre a família e a escola: contexto, desafios e ações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jucelina Hellen Santos da Costa | TCC - Jucelina Hellen Santos da Costa | 893.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 441.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.