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dc.contributor.authorSilva, Sandriele Maria da-
dc.date.accessioned2024-12-03T15:07:04Z-
dc.date.available2024-12-03T15:07:04Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33104-
dc.descriptionSILVA, Sandriele Maria da. Educação e surdidade: um debate sobre os pressupostos epistemológicos da pedagogia a partir do pensamento de Paddy Ladd. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractApesar de muito recentemente as pessoas surdas conquistarem direitos no acesso à educação, há ainda pendências e lacunas no que diz respeito à forma e maneira pelas quais esse acesso ocorre. No que concerne às pessoas não ouvintes, uma das lacunas diz respeito a não consideração por suas especificidades (cognitivas, linguísticas, sociais, culturais) nos processos de ensino e aprendizagem, em específico, pelas bases epistemológicas que fundamentam tais processos. O objetivo deste trabalho é apontar os limites de tais fundamentos a partir do pensamento de Paddy Ladd, por meio de uma pesquisa bibliográfica, priorizando as ideias de ‘Surdidade’, ‘Identidade Surda’, ‘Cultura Surda’. Alguns dos principais resultados encontrados após a análise dos dados, foram: 1. As bases epistêmicas da Pedagogia, no que diz respeito aos sujeitos surdos, têm raízes na concepção médica e estereotipada desses sujeitos, tomando como padrão teorias da aprendizagem e do ensino que consideravam apenas o ‘modo de ser’, conhecer e aprender das pessoas ouvintes; 2. Por esta razão, a educação das pessoas surdas sempre foi concebida como uma forma de adaptação desses indivíduos à cultura ouvinte; 3. O pensamento de Paddy Ladd apresenta uma análise mais profunda acerca do modo de ser desses sujeitos, expresso na ideia de ‘Surdidade’ (Deafhood); 4. Tal pensamento nos mostrou que as matrizes epistemológicas da pedagogia necessitam de uma revisão crítica dada a forte presença dos conceitos, ideias e princípios, oriundos do ‘modo de ser ouvinte’, nas teorias educacionais. Desse modo, concluímos que os pressupostos que fundamentam a pedagogia ainda são excludentes quando se volta à educação para todos. Em contrapartida, pensadores como Paddy Ladd, vem representando uma fonte de renovação dos pressupostos epistemológicos (excludentes) que, há séculos, orientam a Pedagogia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Genivaldo Paulino Monteiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSurdidadept_BR
dc.titleEducação e surdidade: um debate sobre os pressupostos epistemológicos da pedagogia a partir do pensamento de Paddy Laddpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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