Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Milene das Neves Trajano Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T17:32:54Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T17:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33106 | - |
dc.description | MEDEIROS, Milene das Neves Trajano Macedo. Formação de pequenos leitores através do círculo de leitura: uma proposta com a obra a menina da cabeça quadrada, de Emília Nuñez. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa discute a importância da inserção da leitura literária com crianças, na sala de aula da educação infantil, mediante o uso do círculo de leitura, tendo por foco a obra A menina da Cabeça Quadrada, de Emília Nuñez. Dessa maneira, a abordagem principal da proposição valoriza a leitura literária de forma lúdica, no processo do desenvolvimento do letramento literário. Na discussão, buscou-se apresentar concepções de leitura e meios didáticos para a construção de itinerários formativos para pequenos leitores críticos e ativos participantes do círculo de leitura. Metodologicamente, essa pesquisa se caracteriza qualitativa e de cunho bibliográfico, a qual usa os fundamentos teóricos e metodológicos de Rildo Cosson (2014) que apresenta a meios para a de leitores com ênfase no letramento literário, dentre outras autorias. Desse modo, buscamos especificar os pontos principais da pesquisa na formação leitora através dos livros literários infantis para serem inseridos no ambiente escolar. Como resultados, ressaltamos os benefícios do exercício da leitura, principalmente no processo de aquisição da linguagem, ao envolver os alunos com o universo da leitura, proporcionado pela obra literária, tendo em vista a formação gradativa do ser leitor. Palavras-chave: Leitura literária; Letramento Literário; Círculo de Leitura; A menina da cabeça quadrada; Emília Nuñez. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Olavo Barreto de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Cículo de Leitura | pt_BR |
dc.subject | A menina da cabeça quadrada; | pt_BR |
dc.subject | Emília Nuñez | pt_BR |
dc.title | Formação de pequenos leitores através do círculo de leitura: uma proposta com a obra a menina da cabeça quadrada, de Emília Nuñez | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Milene das Neves Trajano Macedo Medeiros | TCC - Milene das Neves Trajano Macedo Medeiros | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 251.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.