Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Kalliny Bezerra de-
dc.date.accessioned2024-12-03T17:51:28Z-
dc.date.available2024-12-03T17:51:28Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.otherCDD 401.95-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33107-
dc.descriptionOLIVEIRA, Kalliny Bezerra de. Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA linguagem é um fenômeno no qual o ser humano constrói a sua cultura e identidade. Dessa forma, a aquisição da linguagem oral e escrita é um processo complexo que perpassa diversos aspectos e bastantes teóricos têm estudado. No ensino, os gêneros textuais são ferramentas que auxiliam na aquisição da linguagem, na construção de leitores e na produção textual. Nesta pesquisa, temos por objetivo discutir sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e apresentar uma proposta que possa contribuir para esse processo ocorrer através do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, desenvolvemos uma proposta didática com a História em Quadrinho, “Água boa para beber” da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa para o 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. A fundamentação teórica que embasa esta pesquisa são os autores Cagliari (s/d), Dias et al. (2022), Ferreiro; Teberosky (1999), Sousa (2002) e Teberosky (2020) entre outros teóricos, como também o documento normativo BNCC (2018). Este trabalho opta por uma metodologia de natureza qualitativa, bibliográfica e cunho descritivo-interpretativo. Como resultados, concluímos que as Histórias em Quadrinhos são ferramentas valorosas para o auxílio no processo de desenvolvimento das habilidades de escrita por meio da leitura, bem como no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Francyllayans Karla da Silva Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTurma da Mônicapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.titleAquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escritapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EALOE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kalliny Bezerra de OliveiraTCC - Kalliny Bezerra de Oliveira723.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito209.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.