Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33107
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Kalliny Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T17:51:28Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T17:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33107 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Kalliny Bezerra de. Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A linguagem é um fenômeno no qual o ser humano constrói a sua cultura e identidade. Dessa forma, a aquisição da linguagem oral e escrita é um processo complexo que perpassa diversos aspectos e bastantes teóricos têm estudado. No ensino, os gêneros textuais são ferramentas que auxiliam na aquisição da linguagem, na construção de leitores e na produção textual. Nesta pesquisa, temos por objetivo discutir sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e apresentar uma proposta que possa contribuir para esse processo ocorrer através do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, desenvolvemos uma proposta didática com a História em Quadrinho, “Água boa para beber” da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa para o 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. A fundamentação teórica que embasa esta pesquisa são os autores Cagliari (s/d), Dias et al. (2022), Ferreiro; Teberosky (1999), Sousa (2002) e Teberosky (2020) entre outros teóricos, como também o documento normativo BNCC (2018). Este trabalho opta por uma metodologia de natureza qualitativa, bibliográfica e cunho descritivo-interpretativo. Como resultados, concluímos que as Histórias em Quadrinhos são ferramentas valorosas para o auxílio no processo de desenvolvimento das habilidades de escrita por meio da leitura, bem como no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francyllayans Karla da Silva Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Turma da Mônica | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.title | Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EALOE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Kalliny Bezerra de Oliveira | TCC - Kalliny Bezerra de Oliveira | 723.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 209.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.