Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3311
Título: Do verso à canção: uma leitura de “Amando sobre os jornais”, de Chico Buarque
Autor(es): Tetéo, Alyne Pessoa
Palavras-chave: Literatura brasileira
Poesia brasileira
Chico Buarque
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: A aproximação entre a música e a poesia tem sido alvo de críticas e objeto de discussões no cenário literário e acadêmico. Ao nos apoderarmos do limiar da questão, mesmo sem a pretensão de igualar (poesia e música) manifestações que por natureza são distintas; embora, no decorrer da história serem as notas melodiosas da canção o suporte para a apresentação poética, o nosso trabalho objetiva lançar mão de uma perspectiva literária ao analisar enquanto poema a letra da canção “Amando sobre os jornais”, de Chico Buarque, representante da MPB (música popular brasileira), tocante às imagens poéticas que emanam a partir da unidade estética que condensa forma e conteúdo. Almejamos para fim deste estudo, ser possível explicitar a correlação existente entre as artes citadas sob prismas distintos, mas que fundem e constroem sentido pela palavra metaforizada. O diálogo foi estabelecido pelos referenciais teórico-críticos de alguns autores como Silva (1998), Perrone (2008), Oliveira (2003) e Rennó (2003); bem como as contribuições teóricas de Pound (2006) e Eliot (1991) que norteiam a poesia e o fazer literário.
Descrição: TETÉO, A. P. Do verso à canção: uma leitura de “Amando sobre os jornais”, de Chico Buarque. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3311
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Pessoa Tetéo.pdfAline Pessoa Tetéo454.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.