Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Maria Heloiza da Silva Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T19:19:05Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T19:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33116 | - |
dc.description | Gomes, Maria Heloiza da Silva. O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de Maria” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa desenvolver o letramento literário a partir da escrita criativa, tendo como condutor deste processo as obras O caderno de rima de João e O caderno sem rimas de Maria, do escritor e ativista Lázaro Ramos. Isso posto, a partir de uma metodologia que construa no aluno a ideia da escrita como linguagem comunicativa e instrumento de movimentação social. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica, onde estabelece o letramento literário a partir da apreciação da leitura e escrita poética com foco na expressão de vivências através do estímulo à criatividade. Seu objetivo é compreender a escrita criativa como condutor do processo de letramento literário e as formas pelas quais podem ser desenvolvida. a como um Toda proposta, teve como meio de estruturação metodológica a sequência básica proposta por Cosson (2009), que desenvolve o letramento literário de maneira processual a partir de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Toda proposta foi embasada nos teóricos Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2010), Luiz Antonio de Assis Brasil (2019), José Filho (2009), José Carlos Libâneo (1990), Maria Sílvia Cintra Martins (2008), Artur Gomes de Morais (2024), Aline Oliveira (2024), Paulo Ricardo Moura da Silva (2022), Magda Soares (2020), Ana Lúcia Silva Souza (2009) e Luciana Taraborelli (2024). Por fim, se pôde constatar a importância do fornecimento de significado a aquisição da escrita como linguagem, conduzindo o aluno a enxergá-la como um instrumento de interação comunicativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Olavo Barreto de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Sequência básica | pt_BR |
dc.subject | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | (CPF) O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de João” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Heloiza da Silva Gomes | TCC - Maria Heloiza da Silva Gomes | 8.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.