Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Maria Heloiza da Silva Gomes-
dc.date.accessioned2024-12-03T19:19:05Z-
dc.date.available2024-12-03T19:19:05Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33116-
dc.descriptionGomes, Maria Heloiza da Silva. O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de Maria” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa desenvolver o letramento literário a partir da escrita criativa, tendo como condutor deste processo as obras O caderno de rima de João e O caderno sem rimas de Maria, do escritor e ativista Lázaro Ramos. Isso posto, a partir de uma metodologia que construa no aluno a ideia da escrita como linguagem comunicativa e instrumento de movimentação social. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica, onde estabelece o letramento literário a partir da apreciação da leitura e escrita poética com foco na expressão de vivências através do estímulo à criatividade. Seu objetivo é compreender a escrita criativa como condutor do processo de letramento literário e as formas pelas quais podem ser desenvolvida. a como um Toda proposta, teve como meio de estruturação metodológica a sequência básica proposta por Cosson (2009), que desenvolve o letramento literário de maneira processual a partir de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Toda proposta foi embasada nos teóricos Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2010), Luiz Antonio de Assis Brasil (2019), José Filho (2009), José Carlos Libâneo (1990), Maria Sílvia Cintra Martins (2008), Artur Gomes de Morais (2024), Aline Oliveira (2024), Paulo Ricardo Moura da Silva (2022), Magda Soares (2020), Ana Lúcia Silva Souza (2009) e Luciana Taraborelli (2024). Por fim, se pôde constatar a importância do fornecimento de significado a aquisição da escrita como linguagem, conduzindo o aluno a enxergá-la como um instrumento de interação comunicativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Olavo Barreto de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.title(CPF) O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de João” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Heloiza da Silva GomesTCC - Maria Heloiza da Silva Gomes8.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.