Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Simony Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T11:51:43Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T11:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33156 | - |
dc.description | ARAÚJO, Simony Marinho. A formação de leitores no ensino superior: uma pesquisa bibliográfica. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba. Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva refletir acerca da formação de leitores no ensino superior a partir da licenciatura em Letras-Português. Como procedimento metodológico, fizemos um levantamento bibliográfico, recorrendo à pesquisa avançada e ao uso de descritores da plataforma Google Scholar. Nosso objetivo é compreender como a formação de leitores vem sendo pensada no ensino superior a partir de estudos sobre a licenciatura em Letras e, ao mesmo tempo, investigar quais as práticas de leitura que são registradas nos trabalhos investigados e quais as possíveis implicações dessas práticas para a formação de leitores na educação básica. Como subsídio teórico, recorremos a Solé (1998), Kleiman (2000), Silva (2023), Antunes (2015), Lajolo (1986), entre outros. Nos resultados, reiteramos a escassez de trabalhos acerca da formação de leitores literários a partir da licenciatura, mas, dentre os trabalhos existentes, é possível observar ações de incentivo à leitura literária no âmbito do ensino superior. Ainda assim, é urgente necessidade de pensar a importância da leitura literária no processo de formação dos estudantes em nossas universidades, especialmente nos cursos de formação de professores, de maneira que se tenha como escopo não apenas a formação de um leitor especialista, mas de sujeitos para quem o texto literário seja objeto de desejo e, por isso, demanda imprescindível na vida desses sujeitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Prática leitora | pt_BR |
dc.title | A formação de leitores no ensino superior: uma pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Simony Marinho Araújo.pdf | PDF - Simony Marinho Araújo | 598.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.