Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
Título: Produção de filmes biodegradáveis a base de xilana de sabugo de milho
Autor(es): Lucena, Camilla Aquino Azevedo de
Palavras-chave: Xilana
Fimes biodegradáveis
Sabugo de milho
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: A poluição ambiental provocada pela deposição de materiais de embalagens não renováveis no meio ambiente demanda alternativas para seu controle e/ou eliminação. Assim, surgiu o interesse em desenvolver biofilmes com características de embalagens biodegradáveis, não causadores de danos ao meio ambiente e que adicionalmente possam melhorar a qualidade dos produtos alimentícios. Os biofilmes são geralmente produzidos com produtos naturais, como polissacarídeos, proteínas, lipídios e derivados. Entre esses materiais que podem ser utilizados para produção dos filmes, um polissacarídeo merece atenção, a xilana. Esta é a principal hemicelulose presente na maioria das plantas e o segundo polímero mais abundante na natureza sendo responsável por um terço da biomassa renovável disponível na terra. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo a produção de filmes biodegradáveis tendo como base este heteropolissacarídeo. Os filmes foram produzidos a partir de diferentes concentrações de xilana e glicerol, e para estudar a influência de um segundo polímero foram produzidos filmes através da combinação de xilana e gelatina. Essas películas foram submetidas a análises macroscópicas, microscópicas, de solubilidade, de biodegradabilidade e de aplicação em frutas. Foram produzidas no total dezoito formulações para formação dos filmes. Todos os filmes produzidos apenas com xilana apresentaram rachaduras, enquanto que nos filmes produzidos através da combinação xilana/gelatina observou-se um melhor aspecto macroscópico. Com o aumento da concentração do polissacarídeo xilana as películas passaram a apresentar variações em suas características macroscópicas, como transparência e brilho. Em relação à solubilidade dos filmes, em água, encontramos uma variação entre 52,52% para a formulação F18 e 100% para a formulação F10. Foi observado que os filmes com maior quantidade de xilana apresentaram uma menor solubilidade em água. A biodegradabilidade total dos filmes ocorreu com 15 (quinze) dias da montagem do experimento. Esse resultado demonstrou que os filmes produzidos com xilana e gelatina apresentaram alta biodegradabilidade. Os filmes formados através da combinação de xilana e gelatina que foram aplicadas às uvas, mantidas em temperatura ambiente, não foram efetivos na contenção da perda de massa no decorrer do período de armazenamento. Na análise de acidez titulável das uvas não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os diferentes tratamentos e o controle, ou seja, os filmes não foram eficientes em controlar a atividade respiratória das uvas.
Descrição: LUCENA, Camilla Aquino Azevedo de. Produção de filmes biodegradáveis a base de xilana de sabugo de milho. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3318
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Aquino Azevedo de Lucena.pdfCamilla Aquino Azevedo de Lucena1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.