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dc.contributor.authorDiniz, José Nitchelly Silva-
dc.date.accessioned2024-12-05T15:28:26Z-
dc.date.available2024-12-05T15:28:26Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33185-
dc.descriptionDINIZ, J. N. S. Ateísmo e crítica à religião no ensino de filosofia. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é demonstrar a importância de se discutir sobre o ateísmo e a crítica à religião no ensino de filosofia. O objetivo consiste em examinar como o debate historiográfico sobre a irreligiosidade auxilia na formação crítica dos alunos secundaristas e universitários, contribuindo para a desconstrução do dogmatismo e da ojeriza religiosa direcionada à filosofia. A metodologia inclui reflexões de cunho científico-filosófico, especulando as consequências da religiosidade no nível de educação, e salientando a intromissão que era própria da filosofia antiga nas questões concernentes aos deuses e à religião. Os resultados das pesquisas mais recentes indicam que a instrução da juventude nas ciências humanas e naturais frequentemente resulta em uma consternação com as crenças do núcleo familiar. A conclusão, portanto, é de que o professor de filosofia não deve se esquivar de uma análise crítica dos textos religiosos e teológicos, nem subestimar a vulnerabilidade precocemente transmitida pela religião.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Sávio Lima Siqueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAgnosticismopt_BR
dc.subjectCeticismopt_BR
dc.subjectIrreligiãopt_BR
dc.subjectSecularismopt_BR
dc.titleAteísmo e crítica à religião no ensino de filosofiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC



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