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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade, Mariane Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T11:50:56Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T11:50:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33197 | - |
dc.description | ANDRADE, Mariane Sousa. O eixo da oralidade nas aulas de língua portuguesa: o (des) encontro discursivo entre a BNCC e o livro didático. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por muito tempo, o foco para o ensino e aprendizagem estava, predominantemente, nos aspectos gramaticais, na leitura e na produção de textos escritos, conforme estabelecido em Júnior (2016). Pesquisadores como Marcuschi (2001), Geraldi (1984), entre outros, passaram a problematizar e a investigar aspectos linguísticos relacionados à oralidade. Assim, o referido eixo ganha visibilidade e passa a ser considerado objeto de ensino. Diante disso, será que apesar dos esforços no que tange à importância de um trabalho sistematizado com a oralidade em sala de aula, visto que o desenvolvimento de tais habilidades são essenciais para as práticas comunicativas em várias esferas da vida do indivíduo, são contempladas nas atividades propostas pelos livros didáticos de Língua Portuguesa? Para respondermos esta pergunta, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como a oralidade está contemplada no livro didático de língua portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Teoricamente, a pesquisa ancora-se nos trabalhos desenvolvidos por Marcuschi (2008), ao discutir a importância dos gêneros para o ensino de línguas; Schneuwly e Dolz (2010), ao contemplar a escrita e a oralidade como componentes essenciais para uma abordagem linguística, entre outros. Além disso, ancoramos nossa análise nos PCN e na BNCC, respectivamente, documentos orientadores e normativos da educação nacional, (Brasil 1998; 2018), ao estabelecerem o status que a oralidade pode/deve ocupar nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, este estudo está situado no campo da Linguística Aplicada (LA) com abordagem qualitativa, descritiva, documental e bibliográfica (Gil, 1999). Os resultados apontam que as habilidades da BNCC vêm sendo contempladas nas atividades do referido eixo, mas é crucial que o professor adapte-as pensando nos campos de atuação e nas situações sociais que os alunos precisarão ter domínio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Anilda Costa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Eixo da Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O eixo da oralidade nas aulas de língua portuguesa: o (des) encontro discursivo entre a BNCC e o livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EALOE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Mariane Sousa Andrade | TCC - Mariane Sousa Andrade | 957.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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