Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/332
Título: Avaliação da proteína c- reativa como preditor para doenças cardiovasculares
Autor(es): Silva, Jéssica Raissa Souza
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Proteína C - Reativa
Diagnóstico
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: Observação: Versão sintetizada do trabalho. A versão integral pode ser encontrada na Biblioteca Central da UEPB. // A proteína C-reativa (PCR) constitui um marcador inflamatório considerado forte preditor independente de risco para evento e morte cardiovascular, apresenta meiavida plasmática curta (aproximadamente 19 horas) e sua concentração plasmática estar exclusivamente relacionada à síntese nesse período.Avaliar os valores da PCR de usuários hipertensos em uma unidade básica de saúde.Estudo de delineamento transversal 104 usuários que pertenciam ao programa Hiperdia de uma Unidade Básica de Saúde da Família. As análises estatísticas foram realizadas com o programa SPSS versão 17.0, considerando o nível de significância de 5%.Do total da amostra, 81,7% pertenciam ao gênero feminino, 59,6% dos envolvidos na pesquisa, os triglicerídeos estavam, em sua maioria, elevados (54,8%) e, em 80 participantes, o HDL mostrou-se insatisfatório. A PCR indicou alto risco para doenças cardiovasculares em 42,3% da amostra. Houve uma correlação significativa com o IMC (p= 0,004), Cintura abdominal (p=0,044) e glicose (p=0,002). Porém, a média desses parâmetros não era maior para a PCR de alto risco.Os resultados do presente estudo mostraram que a proteína C reativa ultrassensível pode ser útil no diagnóstico de risco para doenças cardiovasculares, pois marcadores de risco clássicos como colesterol, triglicerídeos e pressão arterial estão sujeitos a influências diversas.
Descrição: SILVA, J. R. S. Avaliação da proteína c- reativa como preditor para doenças cardiovasculares. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/332
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Raissa Souza Silva.pdfJéssica Raissa Souza Silva137.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.