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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lucena, Jackeline da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T11:59:13Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T11:59:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33200 | - |
dc.description | LUCENA, Jackeline da Silva. DESAFIOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE FATORES DE ABANDONO, REPROVAÇÃO E EVASÃO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. Patos: 12 de novembro de 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva compreender quais os fatores que levam ao abandono, à reprovação e à evasão nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I na licenciatura em matemática. Os desafios para a permanência e conclusão do curso de Licenciatura em Matemática envolvem principalmente as dificuldades enfrentadas na aprendizagem do cálculo. Destaca-se, neste trabalho, as dificuldades no ensino e aprendizagem dessa disciplina, os quais envolvem aspectos referentes à Educação Básica, que acarretam em dificuldades no Ensino Superior. Além destes, discute-se sobre o ensino dessa disciplina no Ensino Superior, provocando reflexões sobre as metodologias de ensino utilizadas nesse âmbito. A abordagem metodológica utilizada nessa pesquisa foi qualitativa, com a aplicação de dois questionários, sendo um respondido por 24 alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública na Paraíba, e outro por dois professores que já lecionaram a disciplina no referido curso. Dentre os principais achados, tem-se que é consensual que o Cálculo Diferencial e Integral tem relevância na formação de futuros professores de matemática, compreendida como uma ferramenta matemática de apresentar possibilidades diversas aos acadêmicos, objetivando a realização de análise de fenômenos matemáticos do seu cotidiano. Contudo, os resultados deste estudo apontam que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I apresenta alguns pontos que poderiam ser aprimorados para reduzir a quantidade de alunos em situação de abandono, reprovação e evasão, dentre eles, destacam-se o aumento da carga horária da disciplina, a oferta de uma disciplina de pré-cálculo, o uso de tecnologias digitais no âmbito da disciplina e a ampliação da participação dos alunos nas monitorias. Concluímos que este estudo apresenta contribuições ao sugerir alternativas para melhorar a permanência e o desempenho dos alunos na disciplina, enfrentando a reprovação e o abandono. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Fabíola da Cruz Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cálculo | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE FATORES DE ABANDONO, REPROVAÇÃO E EVASÃO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jackeline da Silva Lucena- Trabalho de Conclusão de Curso- Matemática.pdf | 777.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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