Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Juliana Dalila-
dc.date.accessioned2024-12-06T12:17:30Z-
dc.date.available2024-12-06T12:17:30Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33206-
dc.descriptionARAUJO, Juliana Dalila. A inteligência emocional como um meio de influência na comunicação: um estudo com discentes do curso de administração de uma universidade pública. 2024. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi baseada no alto nível de competitividade do mercado de trabalho atual, que exige dos profissionais o desenvolvimento de habilidades para se destacarem da concorrência, desde a sua formação. desse modo, foram escolhidas duas habilidades que estão em evidência na contemporaneidade para serem estudadas nesse trabalho: a inteligência emocional e a comunicação. cujo objetivo geral foi analisar a influência da inteligência emocional nos processos comunicativos dos estudantes de administração. a área estudada foi uma universidade pública localizada no estado da paraíba, na qual não será especificada a fim de manter preservada a identidade da instituição e do corpo discente. a metodologia teve como base a pesquisa bibliográfica para compor a fundamentação teórica visando apresentar os principais conceitos sobre inteligência emocional e comunicação e a pesquisa de campo de caráter online com os alunos de administração. o método utilizado foi o qualitativo e a técnica descritivo-explicativa, através da aplicação de um questionário online baseado na escala likert. o desenvolvimento do questionário se deu por meio das ferramentas google forms onde ocorreu a sua elaboração e o google drive que serviu como um auxílio na geração e tabulação dos resultados. a distribuição foi realizada pelas redes sociais mais especificamente pelo whatsapp, onde 53 alunos participaram. os futuros administradores confirmaram ter mais dificuldade na comunicação verbal e se destacam nos relacionamentos interpessoais. dessa forma, conclui-se que apesar desses alunos conseguirem em sua maioria, identificar as próprias emoções, possuírem empatia e terem um bom relacionamento uns com os outros, isso não é suficiente para suprir o déficit no controle das suas emoções, afetando o seu desempenho acadêmico, a resolução de conflitos e a comunicação nesse ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Francisco Anderson Mariano da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de Administraçãopt_BR
dc.titleA inteligência emocional como um meio de influência na comunicação: um estudo com discentes do curso de administração de uma universidade públicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Dalila Araújo.pdfTCC - Juliana Dalila Araújo1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito..pdfTermo de Depósito207.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.